Destaque

UBC promove debate sobre crédito autoral

conexões ubc21out

Acontece nesta segunda-feira, 24 de outubro, às 13h, mais uma edição do encontro online “Conexões UBC”, promovido pela União Brasileira dos Compositores (UBC), principal associação de autores do país. Desta vez, o evento será realizado em parceria com a iniciativa Credits Due, criada pela organização britânica Ivors Academy. O tema desta vez é: “Olha o crédito! Identificadores te ajudam a receber royalties!”

No bate-papo, mediado por Peter Strauss (gerente de Relações Internacionais, Distribuição e Licenciamento na UBC), o britânico Graham Davies (CEO da The Ivors Academy), o produtor e engenheiro de som Moogie Canazio (brasileiro radicado em Los Angeles e um dos mais premiados profissionais de pós-produção, com vários Latin GRAMMY e dois GRAMMY Awards no currículo) e a compositora e cantora Bibi irão debater sobre a importância de garantir que os metadados de música completos e precisos sejam anexados a todas as gravações, no momento mais próximo da criação/produção possível.

De acordo com o press release que promove o encontro, “atualmente, muitas lacunas existem devido à distância entre o instante em que a música é criada/produzida e a coleta dos metadados, o que pode causar um ruído no fluxo de direitos”. No debate online, serão apresentados os trabalhos já realizados pela iniciativa “Credits Due”, a fim de enfatizar a relevância do tema do crédito devido para todos os envolvidos na cadeia de produção da música, e também a necessidade de incentivar o uso cada vez melhor dos identificadores que suportam essa visão. A UBC, que tem trabalhado o tema em artigos e workshops, agora é a apoiadora oficial da campanha, que tem como objetivo conseguir mais aderência ao redor do mundo, principalmente no Brasil.

O encontro online contará com tradução simultânea inglês-português. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla. Gestão de direitos autorais, marketing digital, plano de carreira, representatividade, financiamento coletivo, produção musical e executiva, e muito mais. Há muito a indústria da música deixou de ser um negócio envolvendo apenas artistas, gravadoras e a tradicional figura do empresário. E é para apresentar a expansão do leque de possibilidades deste mercado e tudo o que ele representa que a União Brasileira de Compositores (UBC) deu início, em 2021, durante o período da pandemia da Covid-19,  ao Conexões UBC.

Topo