Como vem ocorrendo desde 2017, a União Brasileira de Compositores, principal associação de autores do país, realizou na noite de terça-feira mais uma edição do Prêmio UBC 2022, cujo homenageado foi Alceu Valença. Em anos anteriores, o reconhecimento ao talento artístico do homenageado foi concedido a Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Viana e Djavan.
Dirigida por Zé Ricardo, a festa para o cantor e compositor pernambucano foi realizada na Casa UBC, no centro do Rio, e, além da entrega do prêmio, contou com um show especial, em que artistas de gerações e gêneros diferentes apresentam sucessos do homenageado. A cantora e atriz Juliana Linhares, a apresentadora da noite, abriu a cerimônia chamando ao palco a cantora Duda Beat, que apresentou a canção “La Belle de Jour”. Foi só o início de um show memorável. O que se viu depois foi uma sequência de talentos da música brasileira interpretando hits de Alceu. Ney Matogrosso emprestou a voz para “Cheiro de Saudade”, enquanto Silva cantou “Táxi Lunar”.
O show seguiu com Almério e Martins fazendo um dueto em “Solidão”. Marina Senna cantou “Como Dois Animais”. Juliana Linhares emocionou a plateia com “Na primeira manhã”. O grupo Bala Desejo (formado por Dora Morelenbaum, Júlia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra) interpretou o hit “Tropicana”. Saulo entoou “Coração bobo”, preparando o terreno para o ponto alto da noite. Depois de tantas homenagens, um emocionado Alceu Valença recebeu o Prêmio UBC 2022. E finalmente subiu ao palco reunindo todos em uma só voz com “Anunciação”. As fotos são de Miguel Sá.