Destaque

Mariana Aydar e Elba juntas em faixa inspirada em Trancoso

mariana aydar e elba

“Quadrado Vivo”, canção do publicitário Nizan Guanaes pela preservação da cultura e natureza nos paraísos naturais, como Trancoso (na Bahia, estado natal do autor), acaba de chegar aos aplicativos de áudio e ao YouTube nas vozes de Mariana Aydar e Elba Ramalho. “Trata-se de um forró contagiante produzido por Duani, com a potência da sanfona de Cosme Viera e a leveza da flauta de Fábio Luna. Ritmo que representa tanto a cidade baiana e que a cada dia fica mais difícil de ouvir pelas ruas do distrito, o forró também é uma espécie em extinção”, informa o press release.

Mariana, Elba e Nizan não estão juntos no projeto à toa. Os três possuem uma forte ligação com o local e a comunidade, e entoam em “Quadrado Vivo” um chamado que une pessoas diversas com um objetivo em comum. “Um dia o Nizan me ligou dizendo que tinha uma música que ele queria que eu cantasse, era um forró e me mostrou essa composição, eu me apaixonei de primeira, adoro ele compondo e muita gente não sabe esse lado talentoso dele. Uma música que carrega uma bandeira importante de se levantar, a preservação da natureza e da cultura local de Trancoso, terra que sou profundamente apaixonada e tenho acompanhado toda a transformação. Uma região que frequento desde 1995, onde me renovo, me reconecto, tenho amigos pra vida toda, coloco meu pé no chão”, explica Mariana Aydar.

A soma de Elba Ramalho foi algo natural na canção. Importante nome da música brasileira, nordestina e do forró, é também madrinha de Mariana e possui profunda conexão com a região. “É uma relação de muita cumplicidade.  Eu amo Trancoso e me sinto acolhida por esta cidade tão maravilhosa”, diz a paraibana. “São mais de 35 anos de integração com a comunidade, sou madrinha de muitas crianças, batizei muita gente lá na Igrejinha, me sinto parte da comunidade. Vi toda uma geração crescer, acompanhei as felicidades e tristezas de muitos nativos que são amigos queridos. Definitivamente, um caso de amor. Precisamos preservar e eternizar as coisas boas de Trancoso. Uma alegria participar do projeto”, celebra Elba.

Nizan Guanaes fala sobre a ideia para a música:  “No último ano eu fiquei 60 dias trabalhando de Trancoso. Eu andava na praia e pensava da importância de cuidar de tudo aquilo, sabe? Como é preciso ter um coração de nativo. Então, essa música foi tomando conta de mim. A beleza do mar, a beleza do rio e ao mesmo tempo o rio verde já ficando poluído. Quando chega gente de fora, chega coisas boas, como investimento e emprego, mas também vai chegando o problema. Então, os nativos, as pessoas raízes de Trancoso que nasceram lá ou as pessoas como eu que Trancoso nasceu em mim precisam cuidar da cidade. Eu conheço a Mariana desde que ela era pequena. Foi natural fazer um forró para lembrar a época do Loucos e do Para Raio, lugares de forró em Trancoso, porque na minha cabeça, Trancoso é forró. E eu gostaria muito que essa música através da Mariana Aydar e da Elba, que é a cara e a alma de Trancoso. Elba mora em Trancoso e Trancoso mora em Elba. É daí que tudo isso vem, de uma relação meio carnal com Trancoso. É o lugar do mundo em que eu mais me fortaleço, recarrega a minha alma”.

Assista ao clipe de “Quadrado Vivo”, com Mariana Aydar e Elba Ramalho:

Topo