Responsável pela organização do Latin GRAMMY, a Academia Latina da Gravação (Laras) acaba de anunciar que a italiana Laura Pausini será homenageada na semana da entrega do prêmio como Personalidade do Ano 2023. O tributo, no qual artistas de diferentes países cantam sucessos do homenageado, que entra na parte final do show para apresentar sua performance, acontecerá dia 15 de novembro, em Sevilha (Espanha), véspera da cerimônia de premiação.
Honraria concedida apenas a nomes realmente de destaque na cena latina — pelo talento artístico e esforços humanitários –, Pausini será homenageada por sua carreira como artista multifacetada e multilíngue, bem como por seu compromisso contínuo de apoiar causas de justiça social, incluindo os direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+ e o combate à fome no mundo. “Laura Pausini é uma das artistas mais talentosas e queridas de sua geração cujo compromisso com a defesa e a igualdade de direitos é exemplar”, justifica Manuel Abud, CEO da Laras. “Ao longo de sua carreira de mais de três décadas, sua voz extraordinária continuamente rompe barreiras entre idiomas e gêneros, criando um vínculo especial com o público em todo o mundo.”
“Sinto-me extremamente honrada por receber esse incrível reconhecimento de A Academia Latina da Gravação. Ser nomeada Personalidade do Ano neste momento em que estou comemorando 30 anos de carreira é algo que ainda não consigo descrever. Só posso sentir uma profunda gratidão pela Academia Latina e seus membros, por meus colegas que sempre me receberam de braços abertos, mas, acima de tudo, por meu amado público, que transformou um sonho nascido em minha cidade natal, na Itália, em uma bela realidade e que me levou a lugares que nunca sonhei que iria com minha música. A língua espanhola abriu as portas para mim desde muito jovem, fez com que eu me sentisse em casa, me inspirou a seguir em frente e a explorar e a viver a música sem barreiras ou limites”.
Laura Pausini é dona de vários sucessos de âmbito global em seis idiomas diferentes, inclusive no mercado de língua espanhola, onde lançou seu primeiro álbum em 1994. Já vendeu mais de 70 milhões de álbuns em todo o mundo. Além de suas realizações profissionais, ela também usou sua plataforma para apoiar iniciativas filantrópicas e humanitárias relacionadas aos direitos LGBTQIA+, direitos das mulheres, fome, pobreza, mudanças climáticas, além de apoiar entidades que combatem a violência contra a mulher. Pausini foi homenageada com o Starlite Humanitarian Award, o Global Gift Humanitarian Award e foi nomeada Pessoa do Ano pelo Diversity Media Awards por seu apoio à comunidade LGBTQIA+.
Em 1995, ela escreveu e lançou “Il Mondo che Vorrei /El Mundo Que Soñé” para a UNICEF e foi nomeada porta-voz da LILA, a Liga Italiana da Luta contra a AIDS, em 2004. Em 2014, a artista foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade do Programa Mundial de Alimentos e organizou e participou de shows que levaram ajuda a áreas afetadas por desastres naturais no Chile, Peru, Beirute e Itália. Em 2021, ganhou um Globo de Ouro de Melhor Canção Original por “Io Sì (Seen)”, que escreveu em parceria com Diane Warren para o filme “La vita davanti a sé”. A música também lhe rendeu uma indicação ao Oscar. A cantora está compondo as músicas de seu 11º álbum de estúdio em espanhol e iniciará uma extensa turnê mundial no próximo verão do hemisfério norte.
Os artistas anteriormente homenageados são: Marco Antonio Solís (2022), Rubén Blades (2021), Juanes (2019),