Aguardado pelo público pertencente às mais variadas tribos, o Coala Festival, que acontece em São Paulo entre os dias 15 e 17 de setembro, anuncia novos nomes para seu já “respeitado” line-up. A principal delas reúne, como dizem os organizadores, a tríade “música, letra e dança”. A carioca Marina Lima, que tem a carreira marcada com sucessos como “Fullgás”, “Veneno” e “À Francesa” é mais uma das atrações confirmadas para o evento e divide o palco com Fernanda Abreu que, por sua vez, celebra mais de 30 anos de baile e fervura de “Rio 40 Graus” e “Garota Sangue Bom”.
Com o anúncio, a programação da nona edição do Coala Festival, no Memorial da América Latina, zona oeste da capital paulista, se solidifica como um palco de encontros potentes. Tudo porque estão ainda no line-up BaianaSystem + Olodum (OlodumBaiana) – projeto que une o poder percussivo dos grupos, se apresentando pela primeira vez em São Paulo –, Martinho da Vila e João Donato; Angela Ro Ro e Letrux; Fafá de Belém convida Johnny Hooker, Suraras do Tapajós e Lucas Estrela. O festival ainda apresenta um espetáculo exclusivo de Baby do Brasil, Pepeu Gomes e Paulinho Boca de Cantor no marco de 50 anos dos Novos Baianos. Outras atrações ainda serão anunciadas.
É a primeira vez que Marina Lima e Fernanda Abreu sobem ao palco juntas, em um show criado exclusivamente para o Coala Festival com as artistas entregando um diálogo musical profundamente celebrativo. Duas potências femininas da música brasileira, e sinônimos de inventividade, ambas são do Rio de Janeiro e traduzem bem suas raízes – enquanto Fernanda é um dos nomes do pop funk soul, Marina abriu caminhos para a conversa entre o rock e a MPB (ainda no começo dos anos 1980).
“Gosto da Fernanda desde o primeiro disco dela, ela tem muito suingue e temos um lado bem parecido, sabe? Vários músicos tocaram comigo e com ela”, conta Marina Lima. “Vai ser o máximo esse show no Coala, são duas virginianas a fim de fazer um negócio lindo para o festival. Estamos pensando em músicas das duas e também de algumas paixões que temos em comum, como Erasmo Carlos, Rita Lee. São coisas que têm frescor e que podem dar uma pegada especial para o show”, explica a cantora.
A parceria artística entre elas, portanto, passa não só pelo funk e pelo suingue em comum, mas pela liberdade discursiva que fizeram as duas alcançarem o posto de ícones da música brasileira. “Para o Coala, pretendo levar na minha participação a mistura do início da música dançante – já que, há 30 anos, a imprensa me batizou como a ‘mãe do pop dançante brasileiro’ – com o funk carioca. Essa é a estética que criei e que desenvolvi nesses anos de carreira. E, claro, estar com Marina vai ser maravilhoso, sou muito fã dela desde o primeiro disco que lançou, a gente é praticamente contemporânea e temos muitas coisas em comum; uma delas é usarmos linguagem eletrônica, de baterias, por exemplo, com música orgânica, com sonoridade brasileira. Por isso, esse encontro tem muito a ver”, completa Fernanda Abreu.
Confira o line-up já confirmado, a seguir:
15 de setembro (sexta-feira)
Fafá de Belém com part. Johnny Hooker
FBC
OlodumBaiana
Péricles
16 de setembro (sábado)
João Donato e Martinho da Vila
Novos Baianos 50 anos
Simone
Suraras do Tapajós com part. Lucas Estrela
17 de setembro (domingo)
Angela Ro Ro e Letrux
Marina Lima e Fernanda Abreu