O mês oficial dos festejos de São João passou, mas não para o público da capital paulista, que abriga a grande maioria de migrantes nordestinos, que deixaram suas cidades, onde o forró e outros gêneros regionais dominam as paradas e playlists para trabalhar e viver na maior metrópole do país. Como forma de homenagear essa massa popular, a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Turismo e de Cultura, promove nesta semana — desde segunda até domingo, 6 –, o evento São João São Paulo, que celebra a cultura nordestina com muita música, comidas típicas e uma decoração que remete às capitais do Nordeste.
Montado no Ginásio do Ibirapuera, a estrutura do evento conta com um amplo espaço dedicado à cenografia, trazendo o clima da região diretamente para São Paulo. O espaço da Vila Junina tem 10 mil metros quadrados e conta com uma fogueira cenográfica, com 15 metros de altura, um coreto e 20 quiosques. Para homenagear cada região do Nordeste brasileiro, foram estruturadas vilas decoradas que remetem aos costumes, tradições, culinária e cultura dos nove estados da região: Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Piauí, Alagoas, Bahia e Ceará.
Na segunda, um dos destaques da programação foi a banda Rastapé, que mexeu com o público ao tocar seus hits próprios, como “Colo de Menina” e versões para clássicos do forró tradicional. Nesta terça-feira, dia 1, a principal atração da festa é a dupla Cézar e Paulinho; na quarta, o baiano Pablo e sua sofrência; na quinta, o cantor Michel Teló (com repertório baseado no audiovisual “Bem Sertanejo – o Show”); na sexta-feira, a banda Raça Negra e a cantora Roberta Miranda; no sábado, os nordestinos Dorgival Dantas e Solange Almeida e, no domingo, dia 6, a grande atração é o cantor Alceu Valença.
“A cidade de São Paulo é a capital nordestina do Brasil, que recebeu e recebe milhares de migrantes do Nordeste, desde o século passado até os dias atuais. O São João Paulo homenageia essa herança histórica deste povo que é parte da construção da cidade por meio de sua cultura que é reconhecida por compartilhar alegria com todo o País”, destaca o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho. A produção do São João Paulo é da Medow Entretenimento, a mesma que organiza o São João de Campina Grande, na Paraíba, considerado o maior evento do gênero no país.