O cantor e compositor Hyldon é muito ligado em literatura – tanto que um dos seus grandes hits, “As Dores do Mundo”, tem inspiração no livro de mesmo nome do filósofo alemão Arthur Schopenhauer. E um acontecimento curioso fez com que ele se tornasse parceiro da escritora brasileira Cecília Meireles na canção “Um Dia De Natal!”, que chega ao streaming pela primeira vez nesta quinta-feira, 22 de dezembro.
O ano era 1987, véspera de Natal. Hyldon foi a um barzinho no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, e foi reconhecido por um fã, que já se aproximou da mesa, se apresentou e presenteou o ídolo com um livro de poesias de própria autoria, recém-lançado. Já sentado à mesa, o fã começou a falar da sua relação com a música de Hyldon, que gostava dos finais otimistas, mesmo que a história na música tenha sido triste, e revelou uma depressão. “Quando ler meu livro de poesias, vai entender”, disse o fã.
Hyldon aceitou o livro, agradeceu ao fã e foi pra casa com essa missão: musicar um poema do escritor para tentar acalmar um pouco aquela aflição toda. Abriu o livro numa página aleatória, a 51. “Este é meu ano de nascimento — coincidências da vida! Peguei o violão e a música nasceu assim, de supetão. Procurei o telefone do meu novo amigo e quando eu ia ligar me dei conta: o livro era o da Cecília Meireles!”, lembra o precursor da música soul no Brasil, junto com Cassiano e Tim Maia.
Assim nasceu “Um dia De Natal!”, que acabou sendo composta com inspiração no poema “Vinhos e Trigo”, da poetisa. A versão original da música saiu no álbum “Hyldon” (capa acima), de 1989. A faixa, produzida pelo cantor/compositor, tem arranjos de Artur Borba e a participação dos músicos Alex Malheiros (baixo), Ivan Conti Mamão (bateria), Cidinho (percussão), além do próprio Hyldon (violão).