Destaque

Zeca relança sucesso que turbinou sua carreira nos anos 1980

Gravado por Beth Carvalho, em 1983, no disco “Suor no Rosto”, o hoje clássico “Camarão Que Dorme a Onda Leva” foi responsável por projetar em todo o país o nome de Zeca Pagodinho — até então seu trabalho era conhecido apenas no eixo Rio/SP. Além do sucesso que foi a música, a carreira de Zeca foi turbinada pela participação dele no clipe da música, lançado no programa “Fantástico” (Rede Globo).

Zeca e seus parceiros de composição, Beto Sem Braço e Arlindo Cruz, criaram o clássico inspirados no ditado popular que dá título à música — “camarão que dorme a onda leva” é uma expressão utilizada para transmitir a ideia de que aqueles que não estão atentos ou não se esforçam para alcançar seus objetivos podem perder oportunidades ou serem prejudicados pelas circunstâncias.

“A primeira vez que vi Zeca foi chegando no Cacique de Ramos, magrinho, com cavaco dentro de uma sacola de supermercado. Quando ele começou a cantar ‘Camarão que dorme a onda Leva’, me conquistou no ato. Falei pra ele: ‘Vou gravar essa música no meu próximo disco e você vai comigo.’ No dia da gravação ele, que nunca tinha entrado em estúdio, estava nervoso e eu disse: ‘Zeca, fecha os olhos, finge que você está na roda de samba do Cacique’, e ele se soltou. Quem ganhou foi o Brasil”, disse Beth Carvalho em depoimento.

A regravação da música, presente no audiovisual ’40 Anos Ao Vivo’, acaba de chegar às plataformas digitais na voz do hoje consagrado Zeca Pagodinho. A faixa foi escolhida para aquecer ainda mais o lançamento do projeto comemorativo, gravado em fevereiro deste ano no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio. ‘“Camarão que dorme a onda leva” representa um marco na trajetória de 40 anos de carreira de Zeca Pagodinho e agora com nova interpretação e sonoridade, celebra a obra do sambista e poderá ser apreciado neste audiovisual”, destaca o press release.

Assista ao vídeo da regravação de “Camarão Que Dorme a Onda Leva”:

Topo