Destaque

Festival pop vai movimentar o Espírito Santo em agosto

Criolo e Marina Sena estão entre as atrações do festival Movimento Cidade, em Vila Velha

O Festival Movimento Cidade chega à sua sexta edição para movimentar o Parque Prainha, no município de Vila Velha (ES), com uma programação plural e pautada no tema “O Incrível Mundo Além do Sudeste”. Neste ano, o evento acontecerá entre os dias 16 e 18 de agosto. Porém, antes dos shows no citado final de semana, o público terá a oportunidade de participar de diversas oficinas formativas do Movimento Cidade Lab (MC.Lab), que ocorrerão de 05 a 09 de agosto.

Com o objetivo de aproximar o público dos diálogos de diversidade, criatividade e sustentabilidade por meio de uma agenda inclusiva, acessível e gratuita, o festival busca engajar principalmente o público jovem e periférico, mas a cada edição segue expandindo seu alcance.

Ao longo dos anos, o Movimento Cidade tornou-se o maior festival de artes integradas do Espírito Santo, se consolidando nesse lugar de ‘festival dos capixabas’. “Sentimos que este evento representa algo que o público sempre quis: uma conexão com um festival plural que traz arte, a música, o cinema, as batalhas urbanas, de forma gratuita e inclusiva”, diz Luísa Costa, uma das organizadoras. “Nosso evento é inclusivo, seguro e sustentável, refletindo os valores e direitos que desejamos ver em todas as cidades do planeta”, completa Léo Alves, sócio-fundador do MC.

Nesta edição de 2024, o MC propõe uma jornada que explora as diversas culturas do Brasil. Por meio de um intercâmbio entre artistas das cinco regiões do país, o evento busca destacar as narrativas e identidades de cada local, criando uma constelação cultural vibrante e plural. Esses nomes representam a diversidade tanto geográfica quanto cultural, de gênero musical, idade, racial, orientação sexual e mais. Entre os destaques do line-up, estão Marina Sena, Silva, Dona Onete, Criolo, Tasha e Tracie, Don L, Tuyo, Vandal de Verdade, Kaê Guajajara, Boogarins, Alaídenegão e Banda Eddie. 

“O mundo que a gente te convida a entrar é de mangue, de carimbó, de rap, trap, samba, pagode. De música brasileira retratada como um fragmento de sua imensidão, que fala daqui e de lá, de longe e de perto, de história, presente e futuro. Já diziam, longe é um lugar que não existe”, diz Júlia Aguiar, curadora dos shows musicais. 

Além das apresentações dos artistas citados, a programação, entre os dias 16 e 18 de agosto, contará também com diversas batalhas –  Batalha MC’s do MC, Batalha Breaking Movimento Cidade, Batalha Ballroom Movimento Cidade e a Batalha de Slam Movimento Cidade, além de exposições, audiovisual e outras manifestações artísticas.


Topo