Parceria de sucesso entre o cantor Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto, o projeto “Valencianas”, apresentado em paralelo à agenda de shows do artista pernambucano, chega na próxima terça-feira, 19, véspera de feriado, ao palco do Teatro Multiplan, no Rio de Janeiro.
Do fervor pernambucano ao afeto mineiro, é como a música de Alceu Valença encontra a da Orquestra Ouro Preto em uma parceria que vem emocionando as plateias ao redor do Brasil — e de algumas cidades portuguesa, onde já estiveram juntos. “Valencianas” traz os sucessos de Alceu em arranjos eruditos assinados pela orquestra comandada pelo maestro Rodrigo Toffolo, a partir da ideia do músico Paulo Roberto Lage.
Para Alceu, trata-se de um olhar diferente sobre sua discografia. “Isso acontece muito em função do espírito da Orquestra Ouro Preto. São músicos jovens e muito talentosos, que contagiam pela destreza com que executam seus instrumentos e a maneira com que conseguem captar as nuances da minha música”, diz o compositor, citando os arranjos assinados por Mateus Freire.
No repertório, pérolas do cancioneiro brasileiro, com inspirações que vão dos ritmos nordestinos à ótica contemporânea, passam da bossa ao fado, sem abandonar o lirismo e a sensualidade, em versões para clássicos como “La Belle de Jour”, “Anunciação”, “Tropicana”, “Girassol”, “Como Dois Animais”, “Dia Branco”, “Taxi Lunar”, e muitas outras que, escolhidas a dedo por Alceu, conseguem emocionar os espectadores em arranjos com a marca da excelência da orquestra comandada pelo maestro Rodrigo Toffolo.
“Alceu é um ícone da música brasileira por sua eterna ousadia e contemporaneidade. Valencianas associa os gêneros do sertão e do agreste do Brasil, tão essenciais em sua obra, à música de concerto cheia de versatilidade da Orquestra. Uma maneira não só de homenagear este mestre, mas, também, a brasilidade profunda que a obra de Alceu nos remete”, explica o regente, celebrando a oportunidade de compartilhar com as plateias de outros países a força e a criatividade da música feita no Brasil em todas as suas formas.