Xande de Pilares foi um dos destaques do Brasil na cerimônia do Latin GRAMMY 2024, na última quinta-feira, 14, em Miami. Saiu vencedor na categoria Álbum de Samba e Pagode em Língua Portuguesa, com o projeto “Xande Canta Caetano”, e foi finalista na principal categoria do prêmio, Álbum do Ano, sendo derrotado pelo dominicano Juan Luis Guerra (álbum “Mambo 23”. Na ocasião, o brasileiro também concorria com o disco-homenagem a Caetano Veloso.
Como forma de festejar o que ocorreu no Latin GRAMMY, Xande acaba de disponibilizar uma nova versão para o clássico “Força Estranha”, e um dos grandes sucessos não apenas da discografia de Caetano, como de Gal Costa e Roberto Carlos. “Diante de todos os acontecimentos marcantes destes últimos dias na minha vida, posso dizer que essa música sempre foi uma força para o Alexandre do passado. É uma realização imensa poder regravá-la e eu só tenho a agradecer ao Caetano e ao produtor Pretinho da Serrinha” pela maestria e por também terem dado vida e continuidade a esse projeto brilhante que fizemos juntos em 2023 e que acaba de ganhar o mais importante prêmio da indústria da música”, afirma o artista.
A canção está no repertório da turnê que leva o nome do disco premiado. Segundo o cantor, no momento em que ele a interpreta nos shows, a emoção toma conta do público e Xande sempre é ovacionado. “Toda vez que escuto essa música, me vejo nela. Eu escutava muito quando ainda morava no Morro e eu realmente era aquele menino correndo. E a ‘Força Estranha’ tem uma força estranha mesmo. Porque quando eu faço no show, parece que eu fico gigante. Eu me sinto mais forte. Então, tem coisas que eu faço cantando essa música em que eu me desconheço — como subida de notas. Tudo por causa da emoção que a canção me causa”, diz.
Assim como o disco “Xande Canta Caetano”, a gravação de “Força Estranha” também traz a produção musical de Pretinho da Serrinha e foi acompanhada de perto pelo homenageado Caetano Veloso, que comemora o sucesso do álbum. “Pra mim é um negócio incrível. O Xande ter feito as pessoas reagirem de uma maneira tão intensa ao cantar minhas músicas. Eu li o que as pessoas escreveram e o que me falam quando encontram comigo na rua. Fico maravilhado”, revela o baiano.
A propósito, a tour “Xande Canta Caetano” passará por Campinas/SP (Vivo Apresenta), no próximo dia 24; Rio de Janeiro (Arena Jockey – 06/12), Recife/PE (Bloco do Macuca – 24/01), Fortaleza/CE (Santa Praia – 25/01), São Paulo (Espaço Unimed – 01/02) e embarca para Portugal (Festival Coala – 01/06). Em paralelo, Xande continua com seu show convencional, em que canta grandes sucessos dos tempos do Revelação e de sua fase solo.
Assista ao vídeo de “Força Estranha”, com Xande de Pilares: