Desde 2017, a União Brasileira de Compositores (UBC) realiza um evento anual, “Prêmio UBC”, com o objetivo de reconhecer a obra e a trajetória artística de grandes criadores da indústria da música. Naquele ano, o homenageado foi Gilberto Gil, seguido, em edições posteriores, por Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna, Djavan, Alceu Valença e Caetano Veloso.
Em 2024, o tributo reconhece a parceria de enorme sucesso (em 146 canções) entre Rita Lee (que morreu no ano passado) e Roberto de Carvalho. O músico e compositor receberá o “Prêmio UBC” em evento a ser realizado nesta quarta-feira, a partir da 19 horas, no Teatro B32, na capital paulista. Vale lembrar que as edições anteriores foram realizadas na Casa UBC, sede da entidade no Rio de Janeiro, que no momento passa por reformas de ampliação.
“A edição especial do Prêmio UBC, em seu oitavo ano, sai da Casa UBC pela primeira vez para aterrissar em São Paulo e reconhecer a gigantesca transcendência da obra de Rita Lee e Roberto de Carvalho. Uma dupla rara de compositores cujo trabalho conjunto faz parte da vida de todos os brasileiros e influencia o rock e a MPB de maneira definitiva e particular. É uma honra para a UBC, sua Diretoria e mais de 70 mil titulares de todo o Brasil anunciar esta justa homenagem”, afirma Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC.
Rita Lee e Roberto de Carvalho trouxeram para a música os sentimentos e a intimidade do casal, que viveu junto por 47 anos, criando uma vasto repertório de hits, incluindo “Mania de Você”, “Flagra”, “Papai Me Empresta o Carro”, “Lança Perfume”, “Chega Mais”, “Cor de Rosa Choque” e “Desculpe o Auê”. A dupla fez sucesso no Brasil e mundo afora. O segundo disco de Rita Lee e Roberto de Carvalho (1980) bateu recordes internacionais com a música “Lança Perfume”, que conquistou 7º lugar na parada Billboard. Ao todo, os dois lançaram juntos cinco álbuns: “Rita Lee e Roberto de Carvalho”(1982), “Bombom” (1983), “Rita e Roberto” (1985), “Flerte Fatal”(1987) e “Rita Lee & Roberto de Carvalho – Perto do Fogo”(1990).
Como de costume, o prêmio será entregue em meio a um show especial — com roteiro de Nelson Motta e direção de Beto Lee (filho do casal) e Otávio Juliano –, no qual artistas convidados interpretam sucessos dos homenageados. Entre eles, Paula Lima, presidente da UBC, que dará voz a “Nem Luxo, Nem Lixo”; Fernanda Abreu (que cantará “Saúde”), Pitty (“On The Rocks”), Carol Biazin (“Amor e Sexo”) e Léo Jaime (“Fragra”). O cantor Simoninha será o mestre de cerimônias.