“Ensaios da Anitta”, álbum que leva o nome do projeto de aquecimento pro carnaval que a cantora promove há sete anos, acaba de chegar às plataformas, trazendo músicas inéditas e as participações especiais de Ivete Sangalo, Simone Mendes, Mc Danny, Livinho e Rogerinho. Em janeiro, Anitta libera no YouTube a parte audiovisual do projeto, com registros de todas as sete músicas inéditas. Os vídeos misturam imagens de estúdio com takes da cantora em ação no palco.
Produzido ao longo de 2024, o álbum traz diferentes referências musicais de Anitta, com sonoridades voltadas para o funk, axé e sertanejo. Aposta da cantora para o verão brasileiro, “Ensaios da Anitta” tem a diversidade artística que é marca registrada da poderosa, mas com os pés bem fincados no Brasil e na energia contagiante do maior show da terra. “Estava com saudade de fazer algo com a cara dos meus ensaios de carnaval — aquela miscelânea frenética. E foi daí que surgiu a ideia de trazer um álbum com músicas inéditas somente em português. Ele foi pensado para o nosso carnaval, que é uma festa tão linda e sem igual no mundo inteiro”, conta a artista.
“Lugar Perfeito”, colaboração inédita com Ivete Sangalo, é a primeira faixa do álbum. Com a pegada do verão brasileiro, a música versa sobre um paraíso onde todo mês é fevereiro. “Anitta tem uma paixão pelo carnaval, e sempre falou da vontade de gravar algo com a nossa cara! Misturou e ficou uma delícia! Garantia de farra no carnaval”, conta Ivete, que nessa mesma época, em 2023, lançou “Macetando” (com Ludmilla), que se tornou o hit do carnaval deste ano.
“Imagina” é uma parceria com o cearense Rogerinho e contempla uma das versões de Anitta mais idolatradas pelo público: a que rebola muito. Com produção musical assinada por Hitmaker, a música tem uma batida mais lenta e instigante no início, e depois agita a pista no refrão. “Perdeu”, feat com Simone Mendes, traz a dose de sofrência com superação que tornou o sertanejo tão popular. Com melodia e arranjos instrumentais mais ricos, a letra fala sobre uma mulher que se desiludiu e deu a volta por cima.
“Sei Que Tu Me Odeia”, com MC Danny, aparece na sequência e traz um instrumental mais sensual e ousado que flerta com o brega funk. Também com produção de Hitmaker, o feat tem uma letra provocante e mostra a funkstar bem empoderada e segura de si, reverberando a liberdade sexual que já se tornou sua marca registrada. “Eu tenho mil problemas, mas nenhum deles é não ser gostosa”, diz.
A quinta música “Ensaios da Anitta” (capa acima), “Chata pra Caralho”, é a primeira em que Anitta aparece cantando sozinha. Em tom de desabafo e ao mesmo tempo divertida, a letra mais irreverente do projeto fala sobre estar cercado de amizades inconvenientes. A faixa seguinte, parceria com Livinho, traz uma musicalidade mais diversa. “Sem Freio” flerta com o funk melody, mas acelera e explode no refrão. “Catuca, catuca e taca, passei, anota a placa” diz a letra, que traz outros versos que vão deixar a pista de dança sem fôlego.
“Maratona de Jogação” fecha o álbum. Com letra e beat em um match perfeito, a faixa é um clássico funk carioca, perfeito para dançar até o chão.