Destaque

Show que reúne no palco MPB4 e Kleiton e Kledir volta ao Rio

A casa de espetáculos Qualistage, na Barra da Tijuca (Rio) terá um fim de semana dedicado à música brasileira do mais alto nível nos dias 9 e 10 de maio, com encontros de artistas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, todos com muitos anos de dedicação e sucesso na MPB.

Depois de viajar o Brasil com grande sucesso, o espetáculo “MPB4 e Kleiton & Kledir” chega ao local no dia 9, às 21h30. O show traz os seis amigos no palco, cantando um repertório comum e relembrando histórias de turnês, discos e shows que fizeram juntos ao longo de tantos anos. Sucessos da dupla gaúcha como “Vira Virou”, “Deu Pra Ti”, “Navega Coração”, “Paixão” e “Maria Fumaça”, além da nova “Paz e Amor”, recém-gravada por eles no álbum “MPB4 60 anos”, vão se misturar a temas clássicos do quarteto carioca, como “Roda Viva”, “Apesar de Você”, “Amigo é Pra Essas Coisas” e “Cálice”.

Os seis artistas ficam juntos no palco quase todo o tempo, com momentos “solo” do grupo e da dupla. Eles tem muito em comum. Além das músicas de Kleiton e Kledir que o MPB4 gravou, há outras coincidências. Dois integrantes do MPB4 que não são da formação original do quarteto – Dalmo Medeiros e Paulo Malaguti Pauleira – fizeram parte do Céu da Boca, grupo que acompanhou Kleiton e Kledir no festival MPB Shell, promovido pela TV Globo, em 1981, fazendo o coro em “Navega Coração” e depois na gravação da música no disco dos irmãos gaúchos, no mesmo ano.

No dia 10, às 21h30, os mineiros Lô Borges e Beto Guedes estreiam o show “Esquina e Canções”, comemorando uma vida de música e amizade. Figuras centrais no desenvolvimento da MPB, eles celebram mais de 50 anos de contribuição com uma série de shows especiais pelo país. Com papéis cruciais no clássico “Clube da Esquina” (1972) — Lô foi coautor do álbum ao lado de Milton Nascimento, enquanto Beto colaborou como músico em todas as canções do álbum –, os dois farão shows individuais e se reunirão para um encontro no palco.

Lô Borges é um influente compositor e cantor, cujo papel na criação do Clube da Esquina e sua carreira subsequente solidificaram seu status como uma das figuras mais importantes da MPB. Além de álbuns como os icônicos “Clube da Esquina” (1972), “Lô Borges” (1972), “A Via Láctea” (1979) e “Nuvem Cigana” (1981), o cantor-compositor tem se mantido ativo como compositor. O mais recente álbum, “Tobogã”, foi lançado em agosto de 2024.

Beto Guedes também é um destacado músico da MPB e membro do Clube da Esquina. Entre seus álbuns mais importantes estão “A Página do Relâmpago Elétrico” (1977), “Amor de Índio” (1978), e “Sol de Primavera” (1979) e “Contos da Lua Vaga” (1981) e “Alma de Borracha” (1986).

Topo