Destaque

Versão deluxe de álbum icônico do Capital traz duas inéditas

Considerado um dos mais icônicos álbuns do pop rock nacional, o “Acústico Capital Inicial“, lançado originalmente em 2000, e que redefiniu a trajetória da banda brasiliense, completa 25 anos. Para comemorar a data, Dinho Ouro Preto, Fê Lemos, Flávio Lemos e Yves Passarell promovem nas plataformas o “Capital Inicial Acústico Deluxe”, uma versão expandida com novidades, ampliando o legado de um dos registros acústicos mais emblemáticos da música brasileira.

Entre os destaques desta nova edição estão as duas lost tapes que entram para o repertório do projeto: “1999” e “Belos e Malditos”. A última é um registro raro, resgatando a composição com versos assinados pelo ícone do Legião Urbana, Renato Russo, sendo uma rara colaboração entre o artista e outra banda de rock nacional. “A inclusão das duas faixas reforça e sinaliza o momento atual do Capital — aliás uma das poucas bandas que se mantêm relevante há quatro décadas, apresentando com frequência novas turnês e álbuns de inéditas.

O Capital está atualmente rodando o país com a turnê comemorativa dos 25 anos do Acústico MTV, uma celebração histórica com apresentações esgotadas, com uma resposta incrível do público. Além disso, a banda está confirmada no line-up do festival The Town, que acontece em São Paulo, em setembro. “Isso tudo comprova que a reativação e disponibilização do catálogo da banda é uma iniciativa voltada para frente, pavimentando o caminho para novos lançamentos ainda este ano e um álbum inédito com turnê em 2026”, reforça o press release referente à versão deluxe.

Seguindo as novidades, “1999”, composta por Alvin L e Dinho Ouro Preto, e “Belos Malditos” também ganham clipes especiais, com imagens atuais da banda, reforçando ainda mais esse resgate do passado focando no presente e no futuro. “Estamos lançar duas músicas do nosso ‘Acústico’ que estavam perdidas no fundo de alguma gaveta há décadas. Eu lembrava vagamente que tínhamos gravado algumas canções a mais, mas não me lembrava mais quais eram. Na verdade, ninguém da banda lembrava”, diz Dinho Ouro Preto.

Ele continua: “Essas faixas muito especiais. ‘1999’ foi composta naquele ano, agora remoto. Porém a expressão ‘vamos nos divertir como se fosse 1999’ continua a fazer sentido. E quanto a ‘Belos e Malditos’, ela é uma música com algumas referências a Scott Fitzgerald, compositor que gosto muito. E essa música também tem algumas estrofes escritas pelo Renato Russo, sim, numa rara parceria com o Capital. Mas, o mais especial são as gravações em si. Os arranjos são irresistíveis. As músicas ficaram muito boas, não sei por que ficaram de fora do lançamento na época. Mas, agora, anos depois, está sendo corrigido um engano de anos atrás. Tenho certeza de que nossos fãs vão gostar delas tanto quanto eu”.

Ouça a versão deluxe de “Acústico Capital Inicial”:

Topo