
“O Mundo Dá Voltas” (2025), novo disco do BaianaSystem, chegou ao mercado janeiro como uma sequência de “O Futuro Não Demora” (2019). Mais do que um novo álbum, um novo ciclo de criação, em que a essência são as trocas, as colaborações, as energias depositadas, o protagonismo de cada um que forma este universo musical.
Agora, a caravana do BaianaSystem, que recentemente esteve em turnê pela Oceania, acaba de retornar à Europa para dez apresentações. A tour começou na terça-feira, dia 9, em Dublin (Irlanda), passou na quarta (10) por Londres e segue agora para Porto (dia 12), Almancil/Portugal (13), Lisboa (14), Barcelona (16), Amsterdam (17), Genebra (18), Zurique (20) e Berlin (21).
Além das apresentações, o grupo materializa a conexão entre os dois trabalhos com o lançamento de dois vinis: “Futuro Dub”, versão Dub do álbum de 2019 vencedor do GRAMMY Latino, feita por Buguinha Dub, parceiro de longa data do grupo e um dos nomes mais importantes do Dub no Brasil; e “O Mundo Dá Voltas”, álbum que define muito esse momento do BaianaSystem.
“Este ano o Baiana está levando pela primeira vez à Europa seu ato afro rock, batizado de ‘Lundu Rock Show’. Muitos elementos se somam para ajudar a contar essa história, como a dança, com Elivan Conceição, que assume personagens como Saci e Capim-Guiné, levando para o palco a força dança de rua aliada à dança contemporânea da Bahia, e a estética artística e visual, concebida por Filipe Cartaxo. Nas artes visuais ele conta com a colaboração das artes de Cau Gomez, cartunista internacionalmente premiado, e Core, artista visual baiano que tem um trabalho importante nas ruas de Salvador”, informa o press release.
A última turnê pela Europa, em 2024, marcou os 15 anos do BaianaSystem e se iniciou com um show na primeira edição do festival Coala em Portugal, seguida por apresentações com ingressos esgotados em Londres, Amsterdam e Berlim.