
Zeca Baleiro é uma “máquina criativa” e de disposição para o trabalho. Compõe, produz, grava e faz faz shows em vários formatos e muitas vezes em parceria. E agora, com a proximidade do Dia das Crianças, apresenta seu novo projeto, a coletânea infantil “Zoró + Zureta”.
Na compilação, Baleiro reúne a bicharada esquisita de seu primeiro álbum infantil “Zoró”, com as traquinagens das canções de “Zureta”, o segundo trabalho dedicado às crianças (e pros grandinhos também), além de duas faixas bônus. “Zoró + Zureta” chega nas plataformas digitais nesta sexta-feira, dia 10, pelo seu próprio selo, Saravá Discos.
Sempre surpreendendo o público e a crítica a cada trabalho, em 2014 Baleiro se aventurou no mundo infantil ao lançar o álbum “Zoró, Bichos Esquisitos – Vol.1”, seguido do DVD em animação “A Viagem da Família Zoró” e, quatro anos depois, “Zureta – Vol.2” (2018). A coletânea “Zoró + Zureta” inclui 20 canções destes álbuns, dez de cada volume, com a participação de um time de craques. Entre eles estão MPB4, Carlos Careqa, Hélio Ziskind, Tiago Araripe, Vanessa Bumagny, Vange Milliet e a Turma da Paçoca.
Interpretada por Baleiro em dueto com a cantora Ná Ozzetti, a primeira faixa bônus é “Tarsilinha”, composta especialmente para o filme de animação, de título homônimo, inspirado na obra de Tarsila do Amaral.
“Zoró + Zureta” traz ainda faixas já são pequenos “clássicos” de Baleiro, como “Onça Pintada”, “O Ornitorrinco”, “Girafa Rastafári”, “A Filha do Ogro” e “Papai e Mamãe”.
Desde que se tornou pai de Vitória e Manuel, entre 1998 e 2000, Zeca Baleiro passou a compor para os filhos, acumulando um repertório de mais de 60 canções. O que muita gente não sabe é que sua carreira começou no teatro infantil, aos 18 anos, em São Luís do Maranhão. Baleiro fazia trilhas para o Grupo Ganzola, que montava clássicos do teatro e da literatura infantis como “Flicts”, de Ziraldo, e “O Reizinho Mandão”, de Ruth Rocha. Escolhida como faixa bônus, a inédita “Imagina, Imagina” é exatamente desta fase, do espetáculo “O Reizinho Mandão”.