Destaque

Prêmio UBC 2025 será entregue a Zeca Pagodinho

Sambista brasileiro de maior destaque na cena nos últimos 30 anos, Zeca Pagodinho será homenageado da nona edição do Prêmio UBC, cuja cerimônia de entrega acontece dia 10 de dezembro na sede da União Brasileira de Compositores, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, o prêmio criado pela principal associação de autores do país reconhece um artista do samba, gênero que há mais de um século se mantém como símbolo de identidade e resistência cultural no país.

A UBC criou o Prêmio UBC em 2017. O primeiro homenageado foi Gilberto Gil. Nos anos seguintes, receberam a honraria Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna, Djavan, Alceu Valença, Caetano Veloso, Rita Lee e Roberto de Carvalho. “É um orgulho ser o primeiro sambista a ser escolhido para o Prêmio UBC e entrar na galeria de tantos amigos já escolhidos. E viva o Samba!“, celebra Zeca Pagodinho

O Prêmio UBC 2025 terá direção artística de Max Pierre e Victor Kelly. Como vem ocorrendo nos últimos anos, em um show surpresa até para o próprio Zeca, convidados, artistas e personagens que marcaram sua trajetória irão interpretar ao vivo versões inéditas de seu repertório autoral.

“Zeca Pagodinho é um dos grandes pilares da música popular brasileira. É uma honra imensa celebrá-lo no Prêmio UBC 2025. Sua arte única e sua autenticidade nos presenteiam com memória, resistência e identidade cultural. Com verdade, excelência e amor ao samba, abriu caminhos para novas gerações e consolidou o gênero como expressão fundamental da nossa cultura. Zeca Pagodinho é, e sempre será, um orgulho nacional”, afirma Paula Lima, presidenta da UBC.

Filiado à UBC, Zeca Pagodinho, que começou a carreira como compositor, é autor de 143 composições cadastradas e soma 1.156 gravações musicais realizadas. Entre os intérpretes que mais gravaram suas canções estão Arlindo Cruz (1º lugar), Dudu Nobre (2º), Beth Carvalho (3º), Jorge Aragão (4º) e Sombrinha (5º).

Topo