
A Orquestra Ouro Preto — conhecida por realizar projetos com nomes conhecidos da música, como Alceu Valença, Carlinhos Brown e Milton Nascimento — promove o álbum e o audiovisual “Gonzagão: Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra”, em homenagem a Luiz Gonzaga. Disponibilizado em todas as plataformas de streaming e no canal da Orquestra no YouTube, o projeto foi gravado no Teatro do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, sob a regência de Rodrigo Toffolo.
Mais do que um tributo, o concerto apresenta a obra de Gonzagão com a mesma seriedade, profundidade musical e excelência sonora reservadas aos grandes mestres da música de concerto. Ao lançar mão de uma formação de cordas aliada a um autêntico trio pé de serra, a Orquestra Ouro Preto evidencia a complexidade harmônica, rítmica e melódica que sempre esteve no cerne da criação de Luiz Gonzaga, muitas vezes subestimada, mas aqui revelada em toda a sua grandeza.
Reconhecida por sua atuação rigorosa e por uma discografia que transita com autoridade por nomes como Mozart, Vivaldi e Villa-Lobos, a Orquestra se debruça sobre o cancioneiro nordestino com o mesmo nível de exigência artística. “O resultado é um encontro de altíssimo nível entre tradição popular e linguagem sinfônica, sustentado por arranjos inéditos de Mateus Freire, que preservam a essência das canções enquanto ampliam suas possibilidades expressivas”, diz o press release.

Clássicos como “Asa Branca”, “Assum Preto”, “O Xote das Meninas”, “Sabiá”, “Vida de Viajante”, “Respeita Januário”, “Qui Nem Jiló”, “Numa Sala de Reboco”, “Pau de Arara”, “Vem Morena” e “Paraíba” ganham novas camadas de leitura, em interpretações que destacam nuances emocionais, arquiteturas rítmicas e sofisticação formal. “As cordas ora assumem papel narrativo, ora dialogam com a sanfona, a zabumba e o triângulo em arranjos que soam épicos, delicados e profundamente brasileiros”, explica o maestro Rodrigo Toffolo.
“Mais do que uma homenagem, este lançamento é um gesto de reconhecimento à força da nossa cultura. Gonzaga traduziu o Brasil profundo em música, com inteligência, sensibilidade e beleza. Tratá-lo com o mesmo rigor dedicado aos grandes mestres da música é não apenas justo, mas necessário”, continua Toffolo.
Assista ao audiovisual “Gonzagão: Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra”, com a Orquestra Ouro Preto:

