
Após o lançamento da inédita “Pedindo a Conta” (Rosyl/Leandro Filé) e do pot-pourri “Não Sou Mais Disso (Zeca Pagodinho/ Jorge Aragão) / Mania da Gente (Mario Sergio/Carica/ Luizinho)” — ambas com participação de Zeca Pagodinho — o Turma do Pagode dá sequência a um dos mais importantes projetos de sua carreira, em homenagem ao sambista mais popular do país.
Com nove faixa, entre singles e medleys, acaba de chegar aos aplicativos a parte 1 do álbum “Turma canta Zeca Pagodinho”. O carro-chefe é o clássico “Ogum”, gravado originalmente por Zeca no álbum “Uma Prova de Amor” (2008), que conta com participação especial do maestro e produtor Rildo Hora. Outro destaque é “O Dono da Dor”, composição de Nelson Rufino, gravada por Zeca no álbum Zeca Pagodinho (1999).
A primeira parte do disco percorre diferentes álbuns e fases da trajetória de Zeca Pagodinho, reunindo composições assinadas por alguns dos nomes mais importantes do samba brasileiro, como Arlindo Cruz, Wilson Moreira, Sombrinha, Acyr Marques, Dudu Nobre, Toninho Geraes, entre outros parceiros fundamentais na construção de sua obra.
“O projeto nasceu da profunda relação do Turma do Pagode com a obra de Zeca Pagodinho, referência fundamental desde o início da carreira do grupo. Formados nas rodas de samba, os integrantes cresceram musicalmente tendo Zeca como inspiração, tanto pela musicalidade quanto pelo espírito leve, popular e autêntico que marca sua trajetória”, diz o press release.
“Resolvemos revisitar canções que marcaram diferentes fases da discografia de Zeca Pagodinho, apresentando versões que preservam o caráter original das canções e, ao mesmo tempo, dialogam com a identidade contemporânea do grupo”, afirmam os integrantes. “Esse projeto é a realização de um sonho. A Turma nasceu da roda de samba, e o Zeca sempre foi uma das nossas maiores referências. Poder homenageá-lo em vida, com a presença dele, é algo muito especial e justo pelo tamanho que ele tem para o samba e para a música brasileira”, continuam.
Gravado no dia 17 de novembro, no Bar do Zeca Pagodinho, no Rio de Janeiro, o projeto celebra os clássicos e o legado do artista em um cenário que traduz a essência do samba. A cenografia é assinada por Zé Carratu, profissional que já trabalhou com Zeca Pagodinho e com a Turma do Pagode, criando uma identidade visual que une com sensibilidade os dois universos artísticos.
Ouça o Vol.1 do álbum “Turma canta Zeca Pagodinho”, do Turma do Pagode:

