Destaque

Paraense Zaynara grava no Rio audiovisual “Carnaval Raízes”

Foto de Cris Vidal

O Carnaval de Cametá (PA), um dos mais tradicionais e vibrantes da região Amazônica, foi celebrado em grande estilo pela revelação paraense Zaynara. A cantora gravou, ao vivo, a primeira edição do projeto audiovisual “Carnaval Raízes”, trazendo releituras de sucessos que marcaram a história da folia cametaense, exaltando a tradição e pluralidade musical da Amazônia.

A gravação aconteceu na última sexta-feira, 9 de janeiro, na Associação Atlética Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, com entrada gratuita. O cenário contou com elementos simbólicos da região, como referências às vitórias-régias, reforçando a identidade amazônica do espetáculo.

Zaynara relembra que, desde muito jovem, sempre enxergou o Carnaval como um período de alegria, entusiasmo e propósito. Mesmo antes da fama, já nutria o desejo de fazer parte da festa e de expandir a riqueza cultural de sua terra para o maior número de pessoas possível. “Estou muito empolgada para fazer isso acontecer ao lado de tantos artistas que admiro. Essa vai ser uma celebração simbólica do nosso tradicional Carnaval que representa a união da nossa gente”, conta Zaynara.

O sonho ganhou forma após a artista alcançar relevância internacional com sua apresentação no evento “Amazônia Live” — no mesmo palco em que se apresentaram Mariah Carey e as divas do Pará Joelma e Gaby Amarantos –, e ao encantar públicos de todo o Brasil em grandes festivais, como The Town, Rock in Rio e Rock The Mountain.

No palco, Zaynara conduziu toda a folia interpretando grandes hits de outros artistas, músicas autorais e recebendo convidados que são referências da cultura de Cametá. A música “Sou do Norte” (áudio acima), considerada pelos fãs um verdadeiro hino da região, além das faixas “Perfume da Bôta” e “Amazônia Menu”, que integram seu mais recente álbum, “Amor Perene”, foram registradas em áudio e vídeo. O projeto, de acordo com a cantora, começa a ser disponibilizado nas plataformas, em fevereiro.

Entre os nomes da região norte que prestigiaram a gravação estão Jocel Penafort, Kim Marques, Edilson Morenno, Baile do Mestre Cupijó, Iolanda do Pilão, Beny Pérola Negra, Elias Macbel, Vicente Castro, Walder Wolf, Bandinha Damata, Felipe Moraes, Katifunda, DJ Parrals e grupo Carnaval das Águas.

Topo