Destaque

Pesquisa sobre empresariamento artístico chega à quinta edição

Acaba de ser lançada a Pesquisa Empresariamento Artístico (com foco em 2025), estudo conduzido pela pesquisadora e empresária artística Anita Carvalho, que chega à sua quinta edição e consolida dez anos de acompanhamento contínuo sobre a atividade de management artístico no Brasil.

Realizada desde 2017, a pesquisa tem como objetivo monitorar a evolução do empresariamento artístico, identificar demandas de artistas com e sem empresários e compreender os modelos de negócios praticados entre artistas e empresários (as), em um mercado ainda carente de dados sistematizados e produção acadêmica.

A nova edição vai reunir respostas de managers, produtores, artistas e profissionais ligados à gestão de carreiras artísticas, abordando temas como modelos de contrato, comissionamento, fontes de receita, formação profissional, uso de editais, expectativas na relação artista–empresária e principais desafios do setor.

“É uma alegria enorme poder seguir conduzindo esta pesquisa ao longo de uma década. Pouquíssimos estudos no mercado da música conseguem acumular dados de forma contínua, o que nos permite observar transformações reais, amadurecimento do setor e também desafios que ainda persistem. Esses resultados tem se mostrado cada vez mais relevantes tanto para o mercado quanto para a academia”, diz Anita Carvalho, que é sócia Música e Mídia Produções e fundadora do Music Rio Academy.

Os resultados da Pesquisa Empresariamento Artístico (foco 2025) serão divulgados publicamente nos próximos meses e utilizados em estudos sobre o mercado da música e economia criativa. Relatórios das edições anteriores estão disponíveis gratuitamente no site da pesquisadora (www.anitacarvalho.com.br).

Link para empresários/produtores responderem à pesiquisa:

https://pt.surveymonkey.com/r/FYHMLLP

Topo