
O Sesc Pinheiros, na capital paulista, recebe no sábado o show de lançamento de “Semente da Tamarineira”, novo álbum da cantora Izzy Gordon. A apresentação marca a estreia ao vivo do primeiro trabalho de uma trilogia dedicada aos compositores do Cacique de Ramos e propõe uma escuta do repertório de Jorge Aragão a partir de outras abordagens musicais.
Reconhecida por sua trajetória no jazz e pela circulação entre diferentes vertentes da música brasileira, Izzy Gordon constrói no projeto uma leitura que articula memória, repertório e referências ligadas à formação do samba. O show apresenta canções que atravessam a obra de Jorge Aragão e evidencia conexões com a história do Cacique de Ramos, ponto de origem de compositores fundamentais do samba.
Com produção musical de Allan Abbadia e direção artística de Jussara Sales e um time de oito músicos, o espetáculo apresenta faixas do álbum, como “Lucidez”, “Malandro”, “Coisa de Pele” e “Eu e Você Sempre”, além de outras canções do repertório de Jorge Aragão, com participações de Ellen Oléria e Carica Sensação. A sonoridade do trabalho parte da pesquisa de Allan Abbadia sobre a diáspora africana e as matrizes rítmicas do candomblé, com arranjos que incluem violinos, violoncelos e elementos do jazz em diálogo com o samba.

O nome do disco remete à histórica tamarineira do Cacique de Ramos, árvore sob a qual Bira Presidente (1937 – 2025), membro fundador do grupo de samba Fundo de Quintal, compôs a canção que batiza o projeto. “Esses compositores são frutos dessa árvore. Eles são sementes”, explica Izzy. A metáfora se expande para o conceito do trabalho: uma homenagem que não apenas celebra o passado, mas também lança sementes para o futuro do samba. A partir dessa imagem, o projeto estabelece relações entre repertório, território e continuidade, ao mesmo tempo em que inaugura uma série de álbuns que seguirá com homenagens a Arlindo Cruz e Luiz Carlos da Vila. No palco, o show organiza esse percurso ao reunir canções, referências e diferentes camadas da música popular brasileira.
Ouça o álbum “Semente da Tamarineira”, base do show de Izzy Gordon:

