Destaque

Castello Branco recebe a Medalha Tiradentes, no Rio

Castello Branco ao lado do deputado estadual Luiz Paulo Correa da Rocha

Na última segunda-feira, dia 5, Marcelo Castello Branco, CEO da UBC e um dos nomes mais respeitados do mercado musical, recebeu a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) a personalidades que prestam relevantes serviços à causa pública.

A cerimônia, realizada no Palácio Tiradentes, no centro do Rio, foi aberta pelo deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha. “Marcelo tem espírito empreendedor, visão estratégica e compromisso com a inovação”, disse o político. “Ele é um dos grandes responsáveis por projetar o Brasil no mapa global da música e por dar voz, vez e valor a quem cria arte. Sua trajetória é exemplo vivo de como talento, paixão e a responsabilidade podem transformar e fortalecer a nossa cultura”, continuou.

Entre os presentes na cerimônia, estavam Paula Lima, presidenta da UBC; Wilson Simoninha, produtor e diretor da UBC; Aloysio Reis, diretor executivo da Sony/ATV e diretor da UBC; Lucinha Araújo, presidente da Viva Cazuza; e Jorge Lopes, diretor executivo da gravadora Biscoito Fino.

A emoção tomou conta do salão quando Valentina e Sophia, netas de Marcelo Castello Branco (abaixo), subiram ao palco para entregar a medalha ao avô. O gesto, carregado de afeto e simbolismo, selou o encontro entre gerações e deu forma sensível ao reconhecimento por uma vida inteira dedicada à cultura. Com ternura e sinceridade, as meninas descreveram Marcelo à sua maneira e, em poucas palavras, revelaram tudo o que os discursos institucionais já haviam exaltado: sua generosidade, sensibilidade e integridade.

Castello Branco, em seu discurso, valorizou a coletividade e os muitos que o acompanharam ao longo da jornada: “Estar aqui significa muito para mim, mas não cheguei a este lugar — a nenhum lugar — sozinho. E quero ir a muitos outros. Sempre com muita gente ao meu lado. Sempre muito bem acompanhado. Não acredito em nada que não seja coletivo. Acredito que generosidade gera reciprocidade (…). Vivo, hoje, um dos melhores momentos da minha carreira. Talvez porque eu sempre escolho viver o hoje, sem nostalgia. Novamente muito obrigado a todos vocês.”

A presidenta da UBC, Paula Lima, ressaltou o impacto humano e artístico do homenageado: “Estou extremamente grata de ter a sorte grande e única de tê-lo tão iluminado e especial nas nossas vidas. (…) Tão gente, tão grande e tão humano, com uma elegância inabalável e apreciador de gente, da arte. É admirado por todos do mercado fonográfico, é unanimidade. Obrigada por suas conquistas, que fizeram com que todos nós conquistássemos. Viva a sua existência!”

Antes de finalizar a cerimônia, Marcelo foi presenteado com uma surpresa musical especial: Paula Lima, Wilson Simoninha e Lulu Santos interpretaram juntos “Tempos Modernos”, arrancando aplausos da plateia.

Desde 2016 à frente da UBC, Castello Branco lidera ações que fortalecem os direitos autorais e os criadores no Brasil e no mundo. É também presidente do Conselho de Administração da CISAC, principal rede global de sociedades autorais, com atuação destacada nos debates sobre os impactos da Inteligência Artificial no setor criativo. Durante a pandemia, teve papel fundamental na articulação de leis emergenciais de apoio à cultura, como a Lei Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo. Antes disso, construiu uma carreira sólida à frente das principais gravadoras do país, como Universal Music e EMI Music, e no alto escalão da Academia do Latin GRAMMY.

Topo