
Com 40 anos de carreira, o Capital Inicial retoma sua veia autoral com “Movimento”, EP que marca um novo ciclo na trajetória de uma das bandas mais importantes do rock brasileiro. O projeto nasce na reta final de um dos anos mais grandiosos do grupo, coroado pela turnê “Acústico 25 Anos”, com mais de 500 mil pessoas presentes, e pela apresentação no festival The Town.
Com seis faixas, “Movimento” é um trabalho que revisita as origens punk- rock do Capital, mas com uma abordagem contemporânea, vigorosa e inquieta. A produção, assinada por nomes como Douglas Moda (Luísa Sonza) e Marcelinho Ferraz (Charlie Brown Jr.), reforça pontes entre gerações e linguagens do rock, incluindo colaborações de Thiago Castanho e Kiko Zambianchi — este último eternizado na história da banda pelo clássico “Primeiros Erros”.
“Acredito que o Capital chegou tão longe, ativo por tanto tempo, justamente por sempre olhar para o futuro, por sempre procurar contribuições novas, produtores novos, por sempre estar pensando no passo seguinte a ser dado. Foi com isso na cabeça que procuramos o Douglas Moda e o Marcelinho Ferraz. Queríamos um disco que apontasse novas direções, no entanto sem perder nossa essência, nossa identidade. Esse equilíbrio nem sempre é um feito fácil de se alcançar, principalmente para uma banda veterana como o Capital. Mas acredito que conseguimos. O Capital está ali, mas um pouco diferente”, diz Dinho Ouro Preto.
O EP apresenta cinco faixas que traduzem diferentes nuances desta nova fase do Capital Inicial. “Você Me Ama de Verdade”, primeiro single do projeto, apresentado dia 6 de novembro, inaugura o trabalho com uma sonoridade que combina guitarras elétricas, batidas programadas e uma pulsação moderna para falar sobre o amor intenso e ambíguo — ora romântico, ora carregado de desejo.
Na sequência, o EP — que acaba de chegar às plataformas — apresenta “Mistério” (feat. Thiago Castanho, ex- Charlie Brown Jr.), faixa foco deste lançamento, marcada pela força das guitarras e por um groove característico, em um encontro musical que conecta gerações do rock brasileiro. Completam o repertório “Liga Pra Mim”, “Cores de Maio” (colaboração com Kiko Zambianchi), “Sentido do Fim” e a versão remix, produzida por Doom Mix, de “Você Me Ama de Verdade”.
Ouça o EP “Movimento”, da banda Capital Inicial:

