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Compositores do Brasil e Austrália fazem músicas em parceria

Autores dos dois países, vinculados à APRA AMCOS e UBC, e executivos das duas associações

Autores dos dois países, vinculados à APRA AMCOS e UBC, e executivos das duas associações

Compositores e produtores do Brasil e da Austrália se reuniram nesta semana no estúdio VIP, na capital paulista, para a criação de faixas em conjunto. Foram três dias de total imersão musical no estúdio de Dudu Borges, dentro do programa SongHubs, uma iniciativa da APRA AMCOS (associação que reúne mais de 100 mil compositores e editores de música), ligada ao projeto Sounds Austrália, que faz parcerias com compositores e produtores em vários países para criar novos trabalhos visando os mercados locais e internacionais. As reuniões no Brasil contaram com a parceria da União Brasileira de Compositores (UBC), associação que representa 29 mil autores.

Sob o comando do produtor Glenn Dickie, curador do SongHubs Brasil, os brasileiros Celso Fonseca, Samille Joker, Bibi, Gloria Groove, Lucas Silveira, Monica Agena, Pedro Dash e Dan Valbusa se juntaram aos australianos Alexander Biggs, Nic McKensie, Nick Weaver, Joel Byrne, Birdz, Chela, Jess Cornelius, Lila Gold e Mitch Kelly, formando equipes criativas para trabalhar juntos na letra, música e posterior gravação das faixas compostas. Ao final, 24 canções, de gêneros variados – com predominância do pop –, foram mostradas a um pequeno grupo de convidados.

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A gerente de Comunicações da UBC, Elisa Eisenlohr, que acompanhou in loco os encontros entre os compositores, ressaltou a importância da iniciativa. “Foram parcerias maravilhosas, de alta qualidade, algumas com letras em inglês, que em breve estarão sendo gravadas e promovidas por artistas importantes daqui e de outros países”, afirmou a executiva.

As sessões de São Paulo foram a de número 56 do programa SongHubs, em cinco anos existência. Além de cidades da Austrália, esses encontros criativos já aconteceram em Los Angeles, Nashville, Londres, Berlim, Mumbai, Cingapura e Toronto, entre outras. Os resultados incluem mais de 700 novos trabalhos criados, 143 lançamentos comerciais, mais de 1,5 milhão de dólares em direitos autorais para artistas e editoras, além do relacionamento estabelecido entre os participantes.

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