Destaque

Confira as atrações do fim de semana do Universo Spanta 2025 (Rio)

Depois de reunir milhares de pessoas que dançaram e cantaram à beira da Baía da Guanabara (Rio) ao som de shows de artistas como João, Glória Groove, Pedro Sampaio e Jorge e Mateus, o segundo fim de semana do  Universo Spanta 2025, promete mais festa no verão carioca. Ludmilla, Filipe Ret, Belo, Simone Mendes, BK’ e Baco Exu do Blues estão entre as atrações de sexta-feira e sábado, dias 17 e 18/1. No domingo, 19/1, o festival homenageia os 75 anos do trio elétrico e 40 anos de Axé, com Ivete Sangalo, Bell Marques, Daniela Mercury, Armandinho, Dodô e Osmar e É o Tchan, artistas que fazem o carnaval da Bahia, além das Escolas de Samba do Grupo Especial, Beija-Flor e Mangueira.

“Na primeira semana, o público que esteve na Marina da Glória voltou a sentir o clima de festa que só o Universo Spanta consegue proporcionar. Todos os artistas entregaram shows memoráveis. E na próxima semana tem muito mais. Na sexta-feira, pela primeira vez, teremos um dia dedicado aos ritmos rap e trap, e no domingo volta a imperar a mistura de ritmos com shows maravilhosos. Ainda faremos uma homenagem ao Axé e ao Trio Elétrico, no domingo, que será inesquecível”, conta Max Viana, Diretor Artístico do Festival.

Na sexta-feira, dia 17 de janeiro, a festa recomeça e o rap é o ritmo da vez no Universo Spanta 2025. No palco Guanabara, os artistas Filipe Ret e BK’ vão fazer a Marina da Glória tremer com o som campeão das plataformas digitais. No Palco Lapa, se destacam duas potências femininas e nomes da nova geração do movimento: a baiana de Feira de Santana Duquesa e a capixaba Budah. E vindo do outro lado da Baía de Guanabara, de São Gonçalo, o rap romântico de MC Maneirinho completa a noite.

A programação de sábado, 18 de janeiro, aposta mais uma vez na mistura dos ritmos com a cantora Ludmilla, presente em diversas edições do festival, o pagodeiro Belo, que fez um show inesquecível na edição 2024, a cantora sertaneja Simone Mendes, que está pela primeira vez  no Universo Spanta, e o rapper baiano Baco Exu do Blues. No mesmo dia, o trio Os Garotin, com três indicações ao Grammy Latino 2024, o baiano Tatau e o cantor e compositor Kevin O Chris sobem ao palco Lapa. E sob o comando do cortejo, estão ritmistas, passistas, mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba Mangueira e Beija-Flor.

No último domingo, 19 de janeiro, o Festival Universo Spanta 2025 vai realizar uma grande homenagem ao carnaval da Bahia. O Palco Guanabara celebra os 40 anos do Axé com ícones do carnaval baiano: Bell Marques, Ivete Sangalo e Daniela Mercury, que prometem trazer a festa de Salvador para a Marina da Glória. No Palco Lapa, a festa vai comemorar os 75 anos do trio elétrico com Armandinho, Dodô e Osmar, e a participação especial de Carla Visi, Gerônimo Santana e Márcia Short, a banda É o Tchan e a nova geração com a dupla Rafa & Pipo e Matheus VK. E direto do Curuzu, em Salvador, para a Marina da Glória, o primeiro bloco afro do país, o Ilê Aiyê traz seu canto de resistência e comemora 50 anos de fundação.

Encerrando os trabalhos do Universo Spanta, na segunda, dia 20 de janeiro, feriado de São Sebastião, o Beco do Spanta terá o Grupo Arruda que, em 2025, completa 20 anos de existência de uma história de amor ao samba iniciada em uma barraca em frente à quadra da Estação Primeira de Mangueira. Também recebe o cantor e compositor Moyseis Marques, um dos fiéis representantes do resgate do samba de raiz nos anos 2000 nos bares da Lapa e Santa Teresa, que já foi, inclusive, autor e intérprete do samba-enredo no Bloco Spanta Neném no carnaval de 2008.

Topo