Destaque

Ecad mantem ações de conscientização focadas nas festas juninas

Cadavez mais trabalhando pela valorização profissional dos compositores e demais profissionais da cadeia de criação musical, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) acaba de divulgar um comunicado referente aos eventos no estado de São Paulo com temática de festejos juninos e que utilizam música — ao vivo ou mecânica — para animar o público presente.

“O estado de São Paulo começou com a movimentação da agenda de festas juninas neste mês e diversos eventos, como quermesses, arraiás, quadrilhas, shows e atrações musicais, são realizados em diferentes municípios paulistas. Porém alguns municípios paulistas, que realizam grandes festas juninas, ainda não fizeram o licenciamento obrigatório para utilizar música em eventos, como é o caso da Prefeitura de Guarulhos. Por outro lado, o estado conta com eventos adimplentes no último ano como é o caso da Festa Junina de Barueri e Esporte Clube Pinheiros (foto acima), por exemplo, que cumpriram suas obrigações legais e ajudaram a garantir a remuneração destinada aos compositores”, diz oi informe do órgão.

A campanha do Ecad tem o objetivo de esclarecer os organizadores de eventos juninos que o fato de não ter finalidade de lucro não é um requisito para a dispensa da cobrança. Organizadores e promotores desses eventos, sejam da iniciativa pública ou privada, devem fazer o licenciamento musical e o pagamento dos direitos autorais de execução pública, determinados pela Lei dos Direitos Autorais (9610/98).

“O Ecad tem um Regulamento de Arrecadação que determina a cobrança de eventos em geral, incluindo o licenciamento musical de festas juninas. No caso de eventos sem cobrança de ingressos, o valor do direito autoral é calculado com base no custo musical do evento, que inclui som, montagem de palcos, cachês de artistas e demais gastos. Para que esse cálculo seja feito, é imprescindível que o Ecad tenha acesso a esses dados que constam nos contratos de produção de eventos. O não pagamento do direito autoral aos compositores e artistas é uma violação à lei e o infrator poderá responder judicialmente pela utilização não autorizada das músicas”, destaca o comunicado. “Além disso, aqueles que promovem shows ao vivo precisam enviar para o Ecad a lista com as músicas tocadas para que elas sejam identificadas e os valores em direitos autorais possam ser distribuídos”.

Ranking das músicas mais tocadas em shows de Festas Juninas
no estado de São Paulo, que pagaram direitos autorais em 2024″:

Posição MúsicaAutores
1Erro gostoso
(vídeo oficial
acima)
Lucas Souza / Flavinho Do Kadet / Felipe Marins / Gabriel Angelo / Eliabe Quexin / Edson Garcia
2Boate azulBenedito Seviero / Tomaz
3EvidênciasJosé Augusto / Paulo Sergio Valle
4Telefone mudoPeão Carreiro / Franco
5Ainda ontem cho-
rei de saudade
Moacyr Franco
6Página de ami- gos Alexandre / Carlos Eduardo / Rick
7Barulho do fogue-
te
Tunico Moura / Fausto Carvalho / Henrique Moura / Henrique Tranquero
8Tentei te esquecer Cruz Gago
9Estrada da vidaJose Rico
10Nova YorkChrystian / Ralf
11BombonzinhoRenato Campero / Robison Jf / Matheus Araujo / Leo Soares
12Saudade de mi-
nha terra
Goia / Belmonte
13O grande amor da minha vidaJeferson Farias / Nino Marcos
14Vai lá em casa ho
je
Elcio Di Carvalho / Rafa Borges / Junior Pepato / Bia Frazo / Diego Silveira
15Haja colírioMateus Candotti / Wendell Mello / Lucas Ing
16Eu gosto assimRafa Borges / Francisco Araujo / Junior Pepato
17Dormi na praçaFatima Leao / Elias Muniz
18Ela é demaisElias Muniz
19Bebo pa caraiPinocchio / Rick
20Alguém me cha
ma pra beber
Renato Campero / Felipe Arna
Topo