Destaque

Luiz Caldas relança disco pioneiro na cena da axé music

O baiano Luiz Caldas, referência da música baiana, completa 55 anos de carreira em 2025, ano em que o país celebra quatro décadas do movimento axé music — iniciado com o lançamento oficial de seu álbum “Magia (1985). Considerado um marco na música brasileira, o disco foi pioneiro ao unir ritmos afro-brasileiros, pop, reggae e frevo, dando origem a um movimento que transformou o cenário musical do país.

O artista aproveitou a data festiva para disponibilizar o produto no formato digital, através de parceria com a ONErpm. Gravado em um período de efervescência cultural na Bahia, “Magia” projetou Luiz Caldas nacionalmente e emplacou nas rádios vários sucessos, como a faixa-título e “Fricote”.

Até então disponível apenas em formato físico, o disco finalmente poderá ser acessado pelo público de forma digital, preservando e resgatando importância histórica de Luiz Caldas. “‘Magia’ foi um álbum emblemático para a minha carreira e para todos os artistas que desde então ingressaram no movimento Axé”, afirma o artista.

Reconhecido como o “Pai da Axé Music”, Luiz Caldas iniciou sua trajetória musical ainda na infância e, nos anos 1980, inovou os trios elétricos e circuitos de carnaval como guitarrista e diretor musical do trio elétrico Tapajós. Seu trabalho influenciou gerações e moldou o gênero que dominou o Brasil.

Ouça o clássico álbum “Magia”, de Luiz Caldas:

Topo