Destaque

Música ainda é o conteúdo mais consumido no Brasil via streaming

Embora a audiência de podcasts siga crescendo no Brasil, a música ainda é o tipo de áudio mais ouvido entre brasileiros. O dado é de um levantamento da britânica YouGov, referência global em pesquisa de opinião online. Por meio da sua ferramenta YouGov Profiles, a empresa aferiu que 86% da população brasileira que consome conteúdos via streaming preferem música. Nesse ranking, bem mais abaixo, segue o interesse por rádio (38%), podcast (38%), esportes ao vivo (28%) e audiolivros (22%).
 

Entre as formas de se acessar esse conteúdo, os aplicativos móveis lideram o ranking, com 74% da preferência da população. Com 46%, as redes sociais aparecem logo depois, seguidas das rádios com 37% e laptops e computadores de mesa com 27%. Os chamados alto falantes inteligentes também mantêm uma parcela de interessados, com 15%, enquanto CDs, vinil e fita cassete ainda “sobrevivem” com um percentual de 6%.

Segundo o relatório da YouGov, os dados também podem ajudar os profissionais da área a considerarem integrar as marcas ao consumo musical e de podcasts. “Patrocínios, anúncios interativos e branded content podem ser opções”, exemplifica ele, acrescentando a importância de nichos como audiolivros e esportes ao vivo para obtenção de públicos mais engajados e vinil e CD como apelo premium. Esses são alguns insights que os dados podem ajudar a desenvolver, permitindo um olhar mais forte para o uso da música nas campanhas publicitárias”, informa o documento.

A ferramenta YouGov Profiles é alimentada por dados coletados diariamente por meio de pesquisas contínuas, com uma amostra robusta de mais de 70 mil brasileiros (o tamanho da amostra varia de acordo com o país). “Os dados do Profiles Brasil são representativos em âmbito nacional e cuidadosamente ponderados por idade, gênero e região, garantindo alta precisão e relevância nas análises”, diz o comunicado.

Topo