Destaque

Neguinho e Xande lançam o belo álbum “Empretecendo”

Neguinho da Beija-Flor e Xande de Pilares se unem no álbum “Empretecendo”, homenagem ao grande intérprete do carnaval carioca, que em junho completa 76 anos de idade, dos quais 50 puxando os sambas enredos da Unidos de Beija Flor, agremiação de Nilópolis.

Primeira produção assinada por Xande de Pilares e Luciano Broa e álbum de estreia do selo Ednax / Gold Records, o trabalho (abaixo) chegou às plataformas de áudio dia 18 de abril, com 19 faixas e 25 músicas, quatro delas inéditas. As gravações começaram no segundo semestre de 2024 e cruzaram a temporada carnavalesca.

Xande e Neguinho convidaram outros sambistas para participar do projeto. Ferrugem, Zeca Pagodinho, Teresa Cristina, Pique Novo, Renato da Rocinha, Andrezinho do Molejo, Helinho do Salgueiro, Swing e Simpatia, Revelação e Vando Oliveira ampliam a paleta de estilos com participações em 10 das 19 composições.

As canções inéditas carregam significados essenciais aos protagonistas do álbum, oriundos de gerações diferentes da mesma dinastia de bambas. Neguinho e Xande firmam o ponto na cruzada antirracista em “Empretecer”, composição de Jonathan Fernandes Vieira, Rodrigo Cavanha, Wilsinho Paz, Serginho Sumaré, Théo Ribeiro, Léo Freire, Felipe Mussili e o próprio Neguinho, que concorreu na disputa da Beija-Flor para o Carnaval de 2022: “Sou negro/ Sou muito mais orgulho que lamento/ A minha pele é empoderamento/ Sou cria do Quilombo da Baixada”.

“Borracha Fraca” (composição dos dois com Gilson Bernini) integra-se à campanha para debelar a violência de gênero, que tem o Brasil como trágico líder na mazela. “Samba, O Gosto da Minha Comida” apresenta nova parceira de Neguinho e a esposa, Elaine Reis. Já “Zé Bonitinho” (Charles André e Neném Chama) reforça o quinhão de humor e picardia protocolar no samba.

Além das inéditas, o álbum traz, entre singles normais e medleys, clássicos como “Negra Ângela” (Alexandre Rodrigues e Serginho Meriti), “Gamação Danada/ Bem Melhor que Você” (Neguinho e Almir Guineto), “Problema Social” (Guará e Fernandinho), “Recomeçar” (Luiz Carlos Picolé) e “Menino de Pé no Chão” (Helinho do Salgueiro e Jarbas de Souza).

Assista ao vídeo de “Recomeçar”, com Neguinho da Beija-Flor e Xande de Pilares:

Topo