Destaque

Planet Hemp terá convidado em show da tour “A Última Ponta” em SP

Liderado por Marcelo D2, o Planet Hemp tem um legado que atravessa gerações. E essa característica faz com que o som da banda ecoe junto a artistas lançados mais recentemente, caso do o BaianaSystem, que mistura guitarras baianas, dub e crítica social em sua sonoridade e performances. Essa conexão entre não é de hoje e se torna ainda mais forte com o convite ao grupo soteropolitano para abrir a apresentação do Planet na noite em que a banda encerra a sua turnê de despedida, “A Última Ponta”, em São Paulo, no Allianz Parque, em 15 de novembro. A tour é uma realização da 30e, responsável por grandes turnês, como “Titãs Encontro” e “Gilberto Gil Tempo Rei”.

Há uma sinergia entre anfitriã e convidada que não é circunstancial. Desde os primeiros discos, o BaianaSystem carrega em seu DNA a rebeldia e o senso de urgência do Planet. Russo Passapusso, vocalista do Baiana, já declarou que o grupo carioca foi uma das principais inspirações quando começaram a entender que fazer música também era uma forma de enfrentamento. “O Planet sempre foi um referencial. […] Se eu falar sobre o que nos une, vou remontar 10, 12, quase 15 anos atrás, ou mais, quando encontrei BNegão, Roberto Barreto… O BNegão sempre foi um diplomata da música brasileira, um cara que viajava muito e pegava pedaços de cada lugar e ia montando esse quebra-cabeça, mostrando que o Brasil é uma ponte só, uma história só”, afirmou em entrevista.

Ao longo dos anos, as pontes entre os grupos foram se cruzando em participações, encontros e colaborações que fortalecem esse elo simbólico. BNegão, por exemplo, participa desde o primeiro álbum do grupo e é presença constante no Navio Pirata, trio elétrico comandado pelo BaianaSystem há 11 anos no Carnaval. As duas bandas também dividiram o palco no Festival de Verão em 2024, numa performance que reverberou como um manifesto coletivo. Para o registro audiovisual do Planet Hemp, “Baseado em Fatos Reais: 30 Anos de Fumaça – Ao Vivo”, gravado em São Paulo, o grupo soteropolitano também fez uma participação especial.

Além da data em São Paulo, a turnê do Planet Hemp tem apresentações agendadas em Salvador, dia 13 de setembro, na Concha Acústica; em Recife, dia 20 de setembro, no Classic Hall; em Curitiba, dia 3 de outubro, na Live Curitiba; em Porto Alegre, dia 4 de outubro, na KTO Arena; em Florianópolis, dia 12 de outubro, no P12; em Goiânia, dia 17 de outubro, na Goiânia Arena; em Brasília, dia 18 de outubro, na Arena BRB; em Belo Horizonte, dia 31 de outubro, no La Vista Beagá; e no Rio de Janeiro, no dia 8 de novembro, na Farmasi Arena. Nesta tour, a banda preparou um repertório extenso e inédito, além de contar com a participação especial de artistas que fizeram parte da sua trajetória.

Topo