Destaque

Timbalada e Afrocidade no line-up do Coala Festival Portugal

O Coala Festival, criado há pouco mais de dez anos, se consolidou como um dos mais importantes eventos de música do Brasil. Neste ano, o Coala terá nova edição portuguesa, a segunda, agendada para os dias 31 de maio e 1 de junho, no Hipódromo Manoel Possolo, em Cascais, área metropolitana de Lisboa.

Um dos destaques do line-up, anunciado nesta terça-feira, 11, será a união das bandas baianas Timbalada e Afrocidade. A combinação de sons da música afro-baiana contemporânea fez o encontro entre a Timbalada e o Afrocidade ser um dos um dos shows mais elogiados da 10ª edição do festival no Brasil, realizada em setembro de 2024, em São Paulo. E por isso a organização resolveu repetir a dose em terras portuguesas.

Formada em 1991, por Carlinhos Brown, a Timbalada moldou seu nome como um dos mais importantes da cultura afro-brasileira. Denny Benan e Buja Ferreira apresentam sucessos como “Água Mineral”, “Beija-Flor” e “Mimar Você” na companhia de 29 músicos que tocam desde teclado e guitarra a timbal, surdo, bacurinhas e muito mais.

O Afrocidade se destaca como um dos grupos mais promissores da música baiana. Influenciada pelo samba-reggae e axé music, a banda criada em 2011 é formada por Eric Mazzone (bateria e direção musical), José Macedo (MCDO) na voz, Fernanda Maia (voz e percussão), Rafael Lima (percussão), Marley Lima (baixo) e Sulivan Nunes (teclado). Os músicos já lançaram o EP “Afrocidade Na Pista” (2021) e o disco de estreia, “Vivão” (2022). Atualmente, a banda promove “Afrobaile”, seu novo single.

Além do encontro das duas bandas baianas, o Coala Festival Portugal confirmou terá ainda entre as atrações Liniker, Ney Matogrosso, Xande de Pilares, Ana Lua Caiano, Djodje e Lena D’água. No Brasil, a 11ª edição do evento está agendada para os dias 5, 6 e 7 de setembro. Os primeiros nomes revelados do line-up são Liniker e Caetano Veloso.

Topo