Destaque

Universal prepara “pacote”-tributo a John Lennon

lennon capa

No dia 9 de outubro próximo, no aniversário de 80 anos de John Lennon, uma coleção de algumas das músicas mais indispensáveis e amadas de sua carreira solo será lançada, com o título de “Gimme Some Truth, The Ultimate Mixes” — aqui, pela Universal Music. Com a produção executiva de Yoko Ono Lennon e produção de Sean Ono Lennon, as 36 canções da coletânea foram totalmente remixadas do zero, “atualizando radicalmente sua qualidade sonora e apresentando-as como uma experiência definitiva nunca antes ouvida”, como informa o comunicado da gravadora. O repertório reflete aquilo que Lennon julgava verdadeiro em temas como amor, desgosto, paz, política, verdade, mentiras, mídia, racismo, feminismo, religião, bem-estar mental, casamento e paternidade.

O título é em homenagem à reprovação de Lennon em 1971 contra os políticos enganadores, hipocrisia e guerra, algo que lamentavelmente ainda permanece muito atual. “John era um homem brilhante com um grande senso de humor e compreensão. Ele acreditava em ser verdadeiro e que o poder do povo mudaria o mundo. E isso vai acontecer. Todos nós temos a responsabilidade de visualizar um mundo melhor para nós e nossos filhos. A verdade é o que criamos. Está em nossas mãos”, escreve Yoko Ono Lennon no prefácio do livro homônimo, de 124 páginas, incluído na Deluxe Edition do projeto — na verdade, são dois CDs + 1 Blu-ray audio disc (24 bit/96 kHz Stereo, 5.1 Surround Sound, Dolby Atmos) + o livro.

O livro foi projetado e editado por Simon Hilton, o produtor de compilação e gerente de produção da série “Ultimate Collection”. A publicação conta a história de todas as 36 canções nas palavras de John e Yoko e nas palavras daqueles que trabalharam ao lado deles, por meio de entrevistas inéditas, acompanhadas por centenas de fotografias também inéditas, Polaroides, frames de filmes, cartas, folhas com as letras das músicas, caixas de fitas, arte e memorabília dos arquivos de Lennon-Ono.

“Gimme Some Truth, The Ultimate Mixes” traça a vida e a carreira pós-Beatles de Lennon, reunindo canções de todos os seus reverenciados álbuns solo, incluindo “John Lennon/Plastic Ono Band” (1970), “Imagine” (1971), “Some Time In New York City” (1972), “Mind Games” (1973), “Walls and Bridges” (1974), “Rock ‘n’ Roll” (1975), “Double Fantasy” (1980) e o póstumo “Milk and Honey”, de 1984. A coleção é encerrada com seus primeiros singles não-álbuns, começando com Instant Karma! (We All Shine On)”, a exuberante exortação de Lennon sobre as forças cármicas da ação/reação e igualdade (“we all shine on like the moon and the stars and the sun”), a eletrizante e ode ao vício “Cold Turkey”, culminando com o clássico de Natal “Happy Xmas (War Is Over)” e o hino de protesto contra a guerra “Give Peace a Chance”, com seu onipresente apelo à ação: “All we are saying is give peace a chance”.

“Ao longo dessas canções incríveis e atemporais, vivenciamos as muitas facetas de John Lennon: o compositor, o revolucionário, o músico, o marido, o contador de verdades, o pai, o provocador, o ativista pela paz, o artista, o ícone”, informa a gravadora.

Assista ao vídeo de “Give Peace a Change”, que estará no projeto-tributo a Lennon:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo