No próximo dia 15 deste mês, o evento online GiRo Digital ABMI 2020, promovido pela Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), apresentará ao mercado um estudo interessante. A entidade realizou um mapeamento do setor brasileiro da música independente, que traz números e outras informações e indica tendências para os profissionais da área. O resultado detalhado será apresentado no citado evento, que será transmitido a partir de Salvador.
“Trabalhamos nesta pesquisa com muita dedicação ao longo de três meses e estamos ansiosos para compartilhar com o público do GiRo todas as informações valiosas que extraímos. Essa é uma iniciativa pioneira, que tem como foco principal os produtores independentes e o ambiente digital, mostrando o ranking das plataformas em quantidade de assinantes e a evolução da participação dos artistas e produtores independentes”, explica Carlos Mills, presidente da ABMI.
O Giro Digital ABMI, que em 2019 foi realizado presencialmente em algumas cidades do país, tem o objetivo de oferecer oficinas de capacitação para plataformas digitais voltadas para profissionais da música. Neste ano, em função da pandemia da COVID-19, o evento acontece inteiramente no ambiente digital e conta com parceiros institucionais das quatro cidade-sede virtuais: São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Além da divulgação da pesquisa, a programação de 15 de outubro traz outros destaques: Peter Strauss, Gerente de Relações Internacionais, Distribuição e Licenciamento na UBC, fala da importância dos identificadores digitais como ISRC, ISWC e EAC, além de outras siglas importantes do negócio da música; já Gabriel Lupi, Senior Artist Marketing Manager do Amazon Music Brasil, mostra as últimas novidades da plataforma; e David Dines, músico e produtor da Tratore, traz dicas fundamentais para o lançamento de um single nas plataformas digitais. Outra oficina de destaque desta edição será comandada por Maria Rita Neiva, professora de Direito Digital na Universidade Presbiteriana Mackenzie, que facilitará a compreensão de conceitos de direito autoral aplicados ao mundo digital.
As inscrições estão abertas a participantes de todo o país. Para conferir a programação completa e para mais informações, acesse https://abmi.com.br/giro-digital-2020-salvador/