Sucesso mundial, a série de TV “Friends” — originalmente exibida nos Estados Unidos entre 1994 e 2004 — ficou marcada pelas idas e vindas de relacionamentos amorosos, como o protagonizado pelos personagens Ross (David Schwimmer) e Rachel (Jennifer Aniston).
A premiada série ganha agora uma espécie de homenagem da cantora e compositora carioca Laura Rizzotto, na nova faixa “Ross & Rach”. Há anos radicada em Los Angeles, ela explora esse tema (idas e vindas nos relacionamentos), presente em muitas dinâmicas amorosas, para contar a sua própria história, e nos dá um gostinho dos anos 90. “Ross e Rachel representam o casal “iô iô” que retoma o namoro diversas vezes e, no fim das contas, acabam juntos. Mas a minha aventura amorosa foi mais parecida com a de Monica (Courtney Cox) e Richard (Tom Selleck): um romance que não sobreviveu às desgastantes idas e vindas”, afirma a cantora.
“A música é autobiográfica e fala de relacionamentos disfuncionais. No refrão, a letra menciona romances icônicos, que representam padrões fortemente registrados na memória social de várias gerações. A narrativa de Ross e Rachel, assim como a de Monica e Richard, nos ajudam a processar e entender melhor a complexidade de nossas próprias experiências afetivas, que podem ter um final feliz… ou não”, continua ela, que disponibilizou a faixa nos serviços de áudio e no YouTube.
No clipe, co-produzido e dirigido por Carolina Rizzotto, irmã de Laura e profissional também radicada nos EUA (onde já trabalhou para a TV Band e Viacom, entre outros), uma garçonete loira representa uma mulher saturada das oscilações de um romance em fase terminal, pronta para se libertar e seguir em frente. Já a personagem morena retrata a vulnerabilidade de quem ainda sofre com o recente desfecho de uma relação complicada. O luto emocional do fim de sua história de amor é sintetizado na última dança do casal e quando ela fuma o charuto do ex.
“Como diretora, minha intenção foi contar a história desta canção original utilizando referências da cultura popular. Isso permite que o espectador se conecte com a mensagem da música mais facilmente”, diz Carolina. “As duas protagonistas do clipe enfrentam relacionamentos complicados, que parecem não ter futuro. Sentem a mesma frustração, mas lidam com o sentimento de forma totalmente diversa. Quando temos o coração partido, é normal passar por diferentes fases, e o clipe retrata essa jornada de superação”. O material foi gravado em Los Angeles, numa cafeteria cuja decoração é toda inspirada em Nova York, onde se passa a série “Friends”.
Assista ao clipe “Ross & Rach”, com Laura Rizzotto: