O Rock and Roll Hall of Fame anunciou hoje, dia 10, os indicados para entrar em sua classe de eternos em 2021. Como de costume, artistas de outros estilos também estão entre os indicados. Para ser elegível ao Rock and Roll Hall of Fame, o primeiro single ou álbum do artista ou banda deve ter sido lançado há pelo menos 25 anos. Ou seja: a estreia para a classe de 2021 deve ser datada de 1995 (ou antes).
Mary J. Blige, Kate Bush, Devo, Foo Fighters, The Go-Go’s, Iron Maiden, Jay-Z, Chaka Khan, Carole King, Fela Kuti, LL Cool J, New York Dolls, Rage Against the Machine, Todd Rundgren, Tina Turner e Dionne Warwick estão entre os indicados do Rock and Roll Hall of Fame de 2021. O Foo Fighters, por exemplo, lançou seu álbum de estreia em 1995, então, esta foi a primeira ocasião em que a banda poderia ser indicada. Já nomes como Iron Maiden, Tina Turner e New York Dolls poderiam ter entrado há bastante tempo.
Entre os selecionados, sete são mulheres, com duas delas já no Rock Hall: Carole King, cuja entrada se deu na categoria de compositora (agora, ela aparece como compositora), e Tina Turner, anteriormente indicada como parte do duo Ike & Tina Turner. Destaque ainda para as bandas norte-americana Foo Fighters e britânica Iron Maiden, além da diva soul-pop Dionne Warwick e do ícone do hip-hop Jay-Z.
Os nomes escolhidos para a homenagem serão anunciados em maio. O número pode variar: nos últimos anos, foram entre seis e sete escolhidos a partir da lista inicial. Uma votação popular também foi aberta e segue pelos próximos meses, por meio do site do Rock and Roll Hall of Fame. O voto popular conta como se fosse um entre mil jurados envolvidos na curadoria — ou seja, não faz grande diferença. Em 2020, o Rock Hall introduziu Depeche Mode, Nine Inch Nails, o Notorious B.I.G., Whitney Houston, T. Rex e os Doobie Brothers em suas fileiras durante uma cerimônia virtual, devido à pandemia COVID-19.
Rock and Roll Hall of Fame and Museum é um museu e instituição em Cleveland, Estados Unidos, dedicado a registrar a história de alguns dos mais conhecidos e influentes artistas, produtores e outras pessoas que tiveram grande impacto na indústria do rock e do pop. A primeira leva de escolhidos se deu em 1986 e, desde então, vários artistas, não apenas do rock, mas de toda a música jovem em geral, são incluídos no Salão da Fama em uma cerimônia anual. O primeiro grupo de indicados, agraciados em 23 de janeiro de 1986, incluía Chuck Berry, James Brown, Ray Charles, Fats Domino, Everly Brothers, Buddy Holly, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley.