Multiartista — é cantora, compositora, instrumentista, bailarina e atriz –, Mariene de Castro é a convidada desta semana da série de lives Janela UBC, promovida pela principal associação de autores do país. A baiana vai bater um papo com a cantora e diretora da UBC Paula Lima nesta quinta-feira, 15 de julho, às 18h, através do perfil da União Brasileira de Compositores no Instagram, em https://www.instagram.com/
Mariene de Castro começou sua carreira musical na década de 1990, como backing vocal de Carlinhos Brown, Márcia Freire e do grupo Timbalada. Seu primeiro show solo foi em 1996, assim como a turnê “Iluminada”, que chegou a percorrer 20 cidades francesas. Após voltar ao Brasil, investiu em seu trabalho solo, se apresentando em diversas casas na Bahia, e em 2004 tornou-se a cantora principal do Bloco Cortejo Afro, além de lançar seu primeiro álbum, “Abre Caminho”. O projeto recebeu o Prêmio Tim de Melhor Disco em 2005, e o Prêmio Rumos do Itaú Cultural.
Ao longo dos anos 2000, Mariene trabalhou com nomes importantes da música brasileira, como Beth Carvalho, Caetano Veloso, Diogo Nogueira, Quinteto em Branco e Preto e Toninho Geraes, e também teve uma de suas canções, “Isto É Bom”, incluída na trilha sonora da novela “Lado a Lado”, da Rede Globo. Apresentou-se ao lado de Arlindo Cruz e Gilberto Gil em diferentes edições do Prêmio da Música Brasileira, além de cantar no encerramento das Olimpíadas de 2016, ano no qual também atuou como Dalva na novela “Velho Chico”, da Globo. Seu trabalho mais recente, o álbum “Acaso Casa – Ao Vivo”, feito com o cantor pernambucano Almério, foi indicado ao principal prêmio da música no continente latino.
Desde a sua criação, a Janela UBC contabiliza mais de 120 horas de lives, com participações de nomes diversos da música brasileira que vão de Gilberto Gil a profissionais do backstage da indústria, como diretores e executivos de distribuidoras. A ação conecta fãs e pessoas interessadas pelos trâmites do mundo musical a articuladores locais, proporcionando diálogos aprofundados e educativos através das redes sociais.