O uruguaio Jorge Drexler, artista multipremiado e reconhecido como um dos grandes nomes da música latina mais sofisticada, está lançando um novo álbum, “Tinta y Tiempo”. Composto por dez faixas, o álbum começou a ser produzido no período de pandemia, quando havia poucas certezas sobre o futuro, sobretudo para quem atua no show business. No entanto, o cantor e compositor conseguiu resolver isso se mudando para um universo cheio de luz. Assim nasceu “Tinta y Tiempo”.
Nas palavras do jornalista argentino Gabriel Plaza, “´Tinta y Tiempo´ é uma metáfora sobre o amor e a prática artística: fala sobre relacionamentos de casais, laços familiares, a pulsão para a escrita, mas, também, fala sobre crise, obstáculos que surgem ao longo do caminho e como sublimar a dor. Essas dez novas canções que foram o refúgio do autor para se rearmar, também o serão para aqueles que recebem a mensagem e a ouvem pela primeira vez”.
O lançamento ocorreu no último semana, após 30 anos de trajetória musical e quase cinco anos depois do aclamado “Salvavidas de Hielo”, seu lançamento anterior, que rendeu três Latin GRAMMY na edição 2018 — a faixa “Telefonía”, ganhou nas categorias melhor música e gravação do ano. E o disco recebeu o prêmio de melhor álbum de cantor e compositor. O novo disco chegou às plataformas acompanhado do clipe da faixa-título, dirigido por Joana Colomar e postado no canal de Drexler no YouTube.
“Tinta y Tiempo”, que também inclui “Cinturón Blanco” (lançada em março), e “Tocarte” (em outubro do ano passado), traz ainda participações especiais, como o panamenho Rubén Blades em “El Plan Maestro”, e a artista israelense Noga Erez na bela “¡Oh, Algoritmo!”, marcada por uma estética musical surpreendente. Com a estreia do álbum, Jorge Drexler inicia uma turnê de apresentação internacional, que já tem datas confirmadas em países como Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos e Espanha.
Assista ao clipe de “”Tinta y Tiempo”, novo single de Jorge Drexler: