Cantor, compositor, político, ativista e, recentemente, “imortal” da Academia Brasileira de Letras, o baiano Gilberto Gil, um dos grandes ícones da Música Popular Brasileira, completa 80 anos, neste domingo, dia 26. Nascido em Salvador, ele é autor de sucessos e hits consagrados — além de ter sido um dos criadores, ao lado de Caetano Veloso e outros, do movimento cultural/comportamental Tropicalismo, no final dos anos 1960.
Como costuma fazer sempre que algum compositor conhecido comemora uma data importante, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou para fazer um estudo especial com informações e curiosidades sobre a vasta obra de Gil, que tem contribuído para importantes movimentos culturais no país há seis décadas.
Um dos levantamentos tratou das músicas de Gilberto Gil mais tocadas nos últimos dez anos nos principais segmentos de execução pública. O hit do artista mais tocado neste período foi “Vamos Fugir (give me your love)”, lançada em 1984 Em seguida, destacaram-se “Aquele Abraço”, “A Novidade”, “Não Chore Mais” (versão do hit “No Woman No Cry”, de Bob Marley) e “Palco” nas demais posições do top 5. Entre as músicas de Gil mais gravadas, o estudo apontou que “Lamento Sertanejo”(dele e Dominguinhos, lançada em 1975) tem sido atualmente a mais escolhida e ficou na liderança do ranking. Na sequência, aparecem “Aquele abraço”, “Palco”, “Expresso 2222” e “Vamos Fugir (give me your love)”.
Outra curiosidade levantada pelo Ecad foram as palavras que mais se repetiram em títulos de músicas de autoria de Gilberto Gil. O título de uma canção é o resumo sobre o que ela apresentará aos ouvintes e, no caso do cantor, a palavra “amor” foi a que mais apareceu, com um total de 18 repetições entre todas as suas músicas. Logo depois, ficou a palavra “filme”, com 13 repetições, seguida por “dia” e “samba”, ambas com um total de nove vezes e “sol”, com oito.
O artista tem atualmente 784 músicas e 2.529 gravações no banco de dados do Ecad. Nos últimos cinco anos, mais de 70% dos seus rendimentos foram provenientes dos segmentos de TVs, Rádio e Shows.
Músicas mais tocadas de autoria de Gil nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo):
1 – Vamos fugir (give me your love) – Gilberto Gil / Liminha
2 – Aquele abraço – Gilberto Gil
3 – A novidade – João Barone / Herbert Vianna / Gilberto Gil / Bi Ribeiro
4 – Não chore mais – Vincent Ford / Gilberto Gil
5 – Palco – Gilberto Gil
6 – Toda menina baiana – Gilberto Gil
7 – Lamento sertanejo – Gilberto Gil / Dominguinhos
8 – A paz – João Donato / Gilberto Gil
9 – Andar com fé – Gilberto Gil
10 – Drão – Gilberto Gil
11 – Abri a porta – Gilberto Gil / Dominguinhos
12 – Estrela – Gilberto Gil
13 – Esotérico – Gilberto Gil
14 – Tempo rei – Gilberto Gil
15 – Se eu quiser falar com deus – Gilberto Gil
16 – Sítio do pica pau amarelo – Gilberto Gil
17 – Cálice – Chico Buarque / Gilberto Gil
18 – Bananeira – João Donato / Gilberto Gil
19 – Expresso 2222 – Gilberto Gil
20 – Divino maravilhoso – Caetano Veloso / Gilberto Gil
Ranking das músicas de autoria de Gilberto Gil mais gravadas:
1 – Lamento sertanejo – Gilberto Gil / Dominguinhos
2 – Aquele abraço – Gilberto Gil
3 – Palco – Gilberto Gil
4 – Expresso 2222 – Gilberto Gil
5 – Vamos fugir (give me your love) – Gilberto Gil / Liminha
6 – Se eu quiser falar com Deus – Gilberto Gil
7 – Toda menina baiana – Gilberto Gil
8 – Domingo no parque – Gilberto Gil
9 – Andar com fé – Gilberto Gil
10 – Bananeira – João Donato / Gilberto Gil