Aproveitando o noticiário e a repercussão do Rock in Rio — onde a banda britânica Queen fez, na edição inaugural, em 1985, sua apresentação mais histórica –, a Fundição Progresso, na capital fluminense, anuncia para o próximo dia 24 a realização do espetáculo “Queen Celebration in Concert”, tributo ao fenômeno mundial, que teve Freddie Mercury como líder e é referência eterna aos admiradores do rock and roll.
“Um espetáculo digno dos grandes musicais do mundo, capaz de despertar as mais fortes emoções e sentimentos a partir de uma musicalidade única e particular. Performances eletrizantes, figurinos impecáveis e a mistura do rock com o erudito arrancam suspiros e, claro, lágrimas”, informa o press release. No palco, o cantor André Abreu dá vida ao imortal Freddie Mercury em atuação elogiada pela crítica.
O cantor, multi-instrumentista, compositor e produtor musical impacta não apenas pela aparência física semelhante a Mercury, mas pela qualidade, afinação e extensão vocal. “É um trabalho que exige muita energia e entrega. Mais que um tributo, é uma homenagem de um fã para o ídolo, e de fã para fãs. A forma que encontramos para dar sequência a obra atemporal e genial do Queen”, completa Abreu, que tinha apenas três anos de idade quando Freddie morreu, em novembro de 1991, em decorrência de complicações do vírus HIV.
Formado em 1970 por Brian May (guitarra e vocais), Freddie Mercury (vocais e piano), John Deacon (baixo) e Roger Taylor (bateria e vocais), o Queen, com um estilo incomparável, marcou época e se tornou eterno com músicas que são verdadeiros hinos para todas as gerações. Em “Queen Celebration in Concert”, o público é convidado a reviver momentos inesquecíveis da banda, já que espetáculo, com uma hora e meia de duração, resgata trechos marcantes de turnês e shows memoráveis, dentre eles “Queen Live at Wembley Stadium”, de 1986, retratado no premiado longa “Bohemian Rhapsody”, lançado em 2018 e estrelado por Ramy Malek.
O cenário de Esteban Grossy e os figurinos minuciosos, ricos em detalhes, idealizados pelo próprio André Abreu, reproduzem com perfeição a atmosfera de canções que alcançaram as paradas de sucesso, como “Love of my Life”, “We Are The Champions”, “We Will Rock You”, “Radio Gaga”, “Crazy Little Thing Called Love”, “Don’t Stop Me Now”, “Somebody to Love” e “Another One Bites the Dust”, entre outros, e tornaram o Queen recordista de vendas de discos em todo o mundo no segmento rock.
O experiente guitarrista Danilo Toledo executa os solos de Brian May. Completam o time de “Queen Celebration in Concert” o baixista PH Mazzilli e o baterista Guib Silva. A banda é acompanhada por uma orquestra formada por 14 músicos sob a regência de Andrei Presser, que também trabalhou no musical de teatro “We Will Rock You”.
Além do Rio de Janeiro, “Queen Celebration in Concert”, que já passou recentemente por Juiz de Fora/MG e Petrópolis/RJ, será levado nas próximas semanas a Vitória/ES (dia 23/9), Ponta Grossa/PR (dia 30/9), Curitiba (dia 1º/10), São Bernardo do Campo (27/10) e São Paulo (Tokio Marine Hall, dia 28/10).