O clássico da MPB “Sangue Latino” abriu o LP do grupo Secos e Molhados, lançado em agosto de 1973. Para celebrar a ocasião, a cantora Roberta Spindel convidou Ney Matogrosso para regravarem juntos a canção, que será lançada nesta sexta-feira, dia 9, pela gravadora Kuarup em parceria com o selo Algorock.
Composição de João Ricardo e Paulinho Mendonça, a nova gravação contou com a direção artística de Lúcio Fernandes Costa, produção musical de Rodrigo Campello que também fez o arranjo e tocou violões, guitarra e teclados; Marcos Suzano na percussão; Federico Puppi no cello e Pedro Mibieli violinos e viola. Gravado e mixado no estúdio MiniStereo (RJ) por Rodrigo Campello; e gravações adicionais no Sambatown (RJ) por Marcos Suzano. Materizado no Classic Master por Carlos Freitas. O time de músicos experientes já participou de gravações com artistas como Cazuza, Marisa Monte, Roberta Sá e Maria Gadú, entre outros grandes nomes.
“Sangue Latino é um grito por liberdade. Uma canção que fala de um povo oprimido que clama por sua voz. É o sopro de esperança daquele que caminha ferido. “Quando conversei com Paulinho Mendonça, autor da letra, sobre gravar essa canção, fiquei pensando no quanto esse cara viveu, devida à carga de sabedoria que essa poesia carrega. Mas fiquei impressionada ao saber que era um rapaz de apenas vinte poucos anos na época. Penso que poesias assim nascem das histórias vividas na alma. A melodia de João Ricardo também é impecável”, explica Roberta, que ganhou visibilidade em 2011, com seu primeiro álbum, “Dentro do Meu Olhar”, que contou com a participação de Caetano Veloso (na faixa “Como Dois e Dois”).
“‘Sangue Latino’ é uma música necessária nos tempos atuais. É poesia viva, é uma canção de protesto que há 50 anos já falava sobre a nossa realidade hoje. Quando Ney Matogrosso aceitou o convite para gravá-la comigo, fiquei pensando em como sou grata à MPB, no quanto ela é importante para o nosso povo, na sua representatividade para nossa nação”, continua. Neste ano, Roberta lançou em março um EP com as participações de Suricato e Zeca Baleiro. Esta releitura contemporânea do clássico “Sangue Latino” será o segundo single do próximo EP da artista carioca, previsto para meados de 2023. O primeiro single do projeto, a autoral “Pérola”, chegou às plataformas em maio.
Clique e ouça a releitura de “Sangue Latino”, com Roberta Spindel e Ney Matogrosso:
https://orcd.co/robertaeney_sanguelatino