Considerando seu cancioneiro e seu histórico artístico, Gilberto Gil dialoga diretamente com a proposta do festival Turá, que acontece nos dias 24 e 25 de junho, na área externa do Auditório Ibirapuera, no Parque Ibirapuera. Promovido pela T4F, o evento, que neste ano terá sua segunda edição, tem como missão celebrar a cultura brasileira. Por isso, a escolha do artista baiano, com seu show “Gilberto Gil & Família — Nós, A Gente”, no dia 25 de junho.
“O Turá tem a música como ponto de partida, mas contempla também outras manifestações que colaboram para a construção da rica identidade do país, como é o caso da gastronomia”, explica o press release, lembrando que as presenças de Zeca Pagodinho e Pitty também já estão confirmadas para o dia 24 de junho — em breve, mais atrações serão anunciadas.
“É muito simbólico anunciar o show de Gilberto Gil ao lado de sua família no Turá. No ano passado, na nossa primeira edição, o evento teve um clima de reunião de amigos, famílias e pessoas que se gostam em uma tarde no parque. Então, essa apresentação é uma forma de levar a atmosfera do festival para o palco”, comenta Francesca Brown Alterio, diretora de festivais da T4F e idealizadora do Turá.
Gilberto Gil & Família levarão para o Turá um novo show — ainda inédito em São Paulo. Intitulada “Nós, A Gente”, a turnê apresenta Gilberto Gil acompanhado do que a família chama de “trupe afetiva”. O patriarca sobe ao palco com os filhos: Bem, José, Nara e Preta; e os netos: João, Flor, Francisco, Pedro, Gabriel, Lucas, Bento, Dom e Sereno; além da nora Mariá Pinkusfeld. O espetáculo terá um repertório composto por muitos sucessos acumulados ao longo dos quase 60 anos de carreira de Gilberto Gil, como “Palco”, “Tempo Rei” e “Vamos Fugir”. Uma canção dos Gilsons — banda de José, João e Francisco — e outra de Preta também farão parte do setlist.
Em 2022, a primeira edição do Turá ocorreu de forma marcante. Mais de 25 mil pessoas compareceram na estreia do evento. O público vivenciou experiências e acompanhou apresentações de artistas nacionais de gêneros musicais variados e em diferentes momentos de carreira, como Emicida, Paulinho da Viola, o duo BABY e BaianaSystem. Houve ainda espaço para encontros inéditos em cima do palco, como foi o caso de Nando Reis com Jão e Baco Exu do Blues com Illy e Marina Sena.