Destaque

Latin GRAMMY ganha novas categorias já em 2023

latin grammy 23

Responsável pela organização e entrega do Latin GRAMMY, a Laras (Academia Latina da Gravação), anuncia a criação de novas categorias, que valerão a partir da edição deste ano, cuja cerimônia acontece em novembro, provavelmente na cidade espanhola de Sevilha. As categorias aprovadas pelo board da Laras são Melhor Compositor do Ano, Melhor Canção de Cantor/Compositor e Melhor Interpretação de Música Urbana em Português, que se somam às 53 categorias do prêmio, entre as gerais e as dedicadas à música em língua portuguesa.

De acordo com a Laras, no caso da categoria Melhor Compositor, o objetivo é “reconhecer a excelência escrita, a profissão e a arte de compor canções. Para participar, os compositores devem ter um mínimo de seis canções recém-compostas, nas quais são creditados como compositores ou coautores, e não intérpretes, produtores ou engenheiros”, segundo o comunicado oficial. Para a categoria Melhor Canção de Cantor e Compositor (ou Cantautor), “os singles ou faixas devem conter pelo menos 51% da letra em espanhol, português ou qualquer língua regional nativa, e devem ser de um Álbum de Cantautor que concorra na Categoria Álbum de Cantautor (ou Cantor e Compositor) naquele ano”, reforça o informe.

Já na categoria Melhor Interpretação de Música Urbana em Português, “os singles ou faixas podem incluir uma mistura de estilos urbanos com outros gêneros, desde que o caráter urbano predomine”, avisa a entidade que distribui os prêmios mais importantes da música latina. A inclusão foi uma vitória para o mercado de música urbana brasileira, que está entre os que mais movimentam o ambiente digital — e que há algum tempo pleiteava a criação desta categoria.

De acordo com a entidade, a partir deste ano algumas categorias já existentes foram revisadas e sofreram algumas alterações.  No caso da categoria Álbum do Ano, os produtos devem conter pelo menos 51% de tempo de reprodução de material recém-gravado. No caso de não ser o artista (intérprete) quem o recebe, o prêmio é outogardo aos Produtor(es), Engenheiro(s), Mixador(es), Engenheiro(s) de Masterização e Compositor(es) de 33% do tempo total do álbum.

Mais: Nas categorias de Melhor Canção (em espanhol ou português), a partir deste ano será necessário incluir a data de composição ao submeter a inscrição. Também foi alterado o texto para concorrer à categoria Melhor Álbum de Engenharia de Produção, cujo prêmio será dado ao Engenheiro(s) de Gravação e Engenheiro(s) de Mixagem creditados em pelo menos 33% do álbum e Engenheiro(s) de Masterização creditados com pelo menos 51% do álbum dentro do Campo Produção.

 

Topo