No mês do ano em que mais costuma trabalhar — sobretudo em cidades do Nordeste, por ocasião dos festejos juninos — o paraibano Zé Ramalho reservou uma data ao público paulistano e confirma a realização de seu novo show dia 17, no palco do Vibra São Paulo, zona sul da cidade. Ao todo mais de cinco mil pessoas deverão lotar o espaço.
A turnê 2023 traz Zé Ramalho revisitando seus grandes sucessos — gravados em 46 anos de carreira –, entre eles “Admirável Gado Novo”, “Entre a Serpente e a Estrela”, “Avohai”, “Frevo Mulher”, “Chão de Giz”, “Beira-Mar”, “Eternas Ondas”, “Garoto de Aluguel”, “Vila do Sossego”, “Banquete de Signos” e “Sinônimos”. O show traz ainda releituras de Raul Seixas (“Ouro de Tolo”, “Metamorfose Ambulante”, “Eu Nasci há 10 Mil Anos Atrás”.
Um trovador urbano comparado por muitos aos ícones da música mundial, Zé Ramalho traçou uma linha que une Pink Floyd, Bob Dylan e Beatles à Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e outros artistas, a cidade grande ao sertão, o psicodelismo ao regionalismo, o Nordeste inserido no mundo, o universo conectado ao Nordeste. Foram mais de 30 discos lançados em sua carreira, com destaque para “20 Anos Antologia Acústica”, “Nação Nordestina”, um mapeamento da história musical e política da sua região natal, indicado ao GRAMMY Latino de melhor álbum regional (2001) e “Estação Brasil”, passeio pelo cancioneiro nacional, teve como presente dos seus 70 anos, completados em outubro de 2019.
O último lançamento musical de Zé Ramalho data de setembro do ano passado, o álbum “Ateu Psicodélico”, composto por 12 faixas, com produção do inseparável parceiro Robertinho do Recife. Como escreveu o crítico Mauro Ferreira na época, “Ateu psicodélico reconecta o artista ao movimento musical que agitou a cena underground do Recife (PE) ao longo dos anos 1970, pelo “turbilhão de imagens” – expressão usada pelo próprio Ramalho no já mencionado texto do encarte do CD – que saltam das letras viajantes escritas por ele no período da pandemia da Cobid-19. Algumas faixas deste álbum também devem entrar no setlist do show que chega em junho ao palco do Vibra São Paulo.