Foto de Léo Aversa
Dinho Ouro Preto, Fê e Flávio Lemos e Yves Passarel levam ao Rio de Janeiro neste fim de semana o show comemorativo aos 40 anos do Capital Inicial, banda formada em Brasília nos anos 1980 a partir das cinzas do Aborto Elétrico, grupo que os irmãos Lemos, Fê (bateria) e Flávio (baixo) formavam com Renato Russo, antes da Legião Urbana. O show, intitulado “Capital Inicial 4.0” acontece no sábado, 11, às 21h30s, no Qualistage, Barra da Tijuca.
Em quatro décadas de sucesso, o Capital teve duas fases distintas: no boom dos anos 1980, com raízes no punk e no pós-punk, emplacou sucessos como “Música urbana”, “Fátima”, “Psicopata” e “Belos e Malditos”. Depois de correr o Brasil e participar de festivais como o Rock in Rio de 1991, no Maracanã (muitos outros viriam!), e o Hollywood Rock em 1990, a banda passou por turbulências no fim da década, para voltar ainda mais forte no novo milênio — não sem antes lançar o inovador “Eletricidade” (1991), de sucessos como “Kamikaze”. O cantor Dinho Ouro Preto deixou a banda por um breve período, investindo na carreira solo e na banda Vertigo.
Na surdina, a banda original se reuniu no apagar das luzes do século, gravou e lançou “Atrás dos Olhos”, do sucesso “O Mundo”, que abriu caminho, em 1998, para o “Acústico MTV” que colocaria o Capital de volta no panteão das maiores bandas do rock brasileiro. Uma turnê que começou em pequenas casas e terminou gigante, no Rock in Rio de 2001, mostrou que o Capital estava apenas começando. Nos últimos 20 anos, consolidando uma parceria com o letrista Alvin L., o Capital emplacou dezenas de sucessos, como “Natasha”, “À Sua Maneira”, “Eu Nunca Disse Adeus”, “4X você” e muitas outras. Os clássicos da banda e os sucessos recentes estão no repertório do show.
“Os shows do Capital, ao longo desses anos, sempre foram intensos e continuam assim, sendo uma celebração, uma catarse. Foi uma cumplicidade que desenvolvemos com os fãs e, com uma data tão especial como essa, acho que tudo será amplificado. O show que preparamos é inacreditável, a direção de arte é do Batman Zavareze, as luzes do Cesio Lima, a parte visual já é de tirar o fôlego. Essa turnê é uma das coisas mais ambiciosas que já colocamos de pé. Serão poucos shows e acredito que isso deixa mais irresistível tudo o que estamos preparando, o cenário, as luzes, a produção. É imperdível”, explica Dinho Ouro Preto.
O show “Capital Inicial 4.0” estreou dia 9 de setembro do ano passado no Palco Mundo do Rock In Rio e já viajou a dezenas de cidades. Conta com direção musical de Dudu Marote, produção executiva de Fernando Tidi, direção geral de Luiz Oscar Niemeyer e direção executiva de Luiz Guilherme Niemeyer. A direção de arte é assinada por Batman Zavareze, projeto de iluminação por Cesio Lima, direção de animação por Eduardo Souza e direção de fotografia por Márcio Zavareze. Os arranjos são da própria banda com Dudu Marote.