Destaque

Prêmio UBC 2024 reconhece a obra de Rita Lee e Roberto de Carvalho

Como ocorre desde 2017, a União Brasileira de Compositores (UBC) anunciou para 4 de dezembro a realização do Prêmio UBC, iniciativa que tem por objetivo reconhecer a obra musical e a trajetória artística de grandes criadores da indústria da música.

Neste ano, os escolhidos foram Rita Lee (que faleceu no ano passado) e seu parceiro de vida e de composições Roberto de Carvalho. Com uma carreira de mais de quatro décadas, a dupla acumula 146 composições registradas. Em uma edição especial, pela primeira vez, o Prêmio será concedido a dois artistas, sendo uma delas ‘in memoriam’. Desta vez, ao invés da sede da associação de autores, no Rio — o espaço chamado Casa UBC passa por reformas –, a festa será realizada em São Paulo, no Teatro B32, zona oeste da cidade.

Desde a criação da homenagem pela maior sociedade de gestão coletiva de direitos autorais do país, o Prêmio UBC já foi entregue a outros ícones de nossa música — Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna, Djavan, Alceu Valença e Caetano Veloso. Como já virou tradição, durante a festa de premiação será realizado um show-tributo, com a participação de artistas convidados interpretando obras de Rita Lee/Roberto de Carvalho. A direção do show estará a cargo de Beto Lee, filho do casal.

“A edição especial do Prêmio UBC, em seu oitavo ano, sai da Casa UBC pela primeira vez para aterrissar em São Paulo e reconhecer a gigantesca transcendência da obra de Rita Lee e Roberto de Carvalho. Uma dupla rara de compositores cujo trabalho conjunto faz parte da vida de todos os brasileiros e influencia o rock e a MPB de maneira definitiva e particular.  É uma honra para a UBC, sua Diretoria e mais de 70 mil titulares de todo o Brasil anunciar esta justa homenagem”, afirma Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC.

Entre os grandes hits assinados por Rita Lee e Roberto de Carvalho estão “Mania de Você”, “Flagra”, “Papai Me Empresta o Carro”, “Lança Perfume”, “Chega Mais”, “Cor de Rosa Choque” e “Desculpe o Auê”. A dupla fez sucesso no Brasil e mundo afora.  O segundo disco de Rita Lee e Roberto de Carvalho (1980) bateu recordes internacionais com a música “Lança Perfume”, que conquistou 7º lugar na parada Billboard. Rita e Roberto formaram uma das mais longas parcerias musicais da música brasileira. Ao todo, os dois lançaram juntos cinco álbuns: “Rita Lee e Roberto de Carvalho”(1982), “Bombom” (1983), “Rita e Roberto” (1985), “Flerte Fatal”(1987) e “Rita Lee & Roberto de Carvalho – Perto do Fogo”(1990).

Topo