O pernambucano Henry Freitas, destaque da música nordestina em 2024, comemora um feito importante neste início de ano: o artista alcançou, na quarta-feira (8), o topo do Spotify com a canção “Imã de Problema” (parceria com MC TH), que faz parte do projeto “Toca Que Eu Quero Ouvir”. O hit chegou nas plataformas em agosto de 2024 e soma mais de 70 milhões de streams combinados áudio e vídeo.
Atualmente com mais de quatro milhões de seguidores no Instagram, 284 milhões de reproduções apenas no YouTube e mais de 9.6 milhões de ouvintes no Spotify, Henry, 27 anos, nasceu em Recife, foi criado no interior da Paraíba, mas consolidou-se profissionalmente no Rio Grande do Norte. Tantas andanças ajudaram a moldar seu estilo, que mescla forró com outros gêneros, como pagode, funk, eletrônico e trap.
Ele lembra que a primeira vez que uma música de Henry tocou na rádio foi quando ele mesmo a colocou. O artista juntou dinheiro o suficiente, lançou uma música e a transmitiu algumas vezes na estação onde trabalhava como operador de rádio. Depois disso, recebeu convites para participar de algumas bandas e, ainda na Paraíba, iniciou oficialmente sua carreira.
Participou de diversas bandas (como Forró na Dela e Forró Poderoso), compôs para outros artistas, até que em 2017 lançou-se como artista solo. Pouco antes da pandemia, em 2019, o cantor emplacou seu primeiro hit. “Tudo Ok” é uma canção de Thiaguinho MT, Mila, Márcia Fellipe e JS Mão de Ouro que também conta com a participação de Henry. A virada de chave começou no final 2020 com “Me Bloqueia”, faixa que entrou para o repertório de grandes nomes do forró e do arrocha. Em 2021, ele emplacou “Mantenha Distância”; no ano seguinte, foi a vez de “Eu Nem Lembro”. Em 2023, o público apelidou os shows de Henry de “Terapia” e, em 2024, “Tem Café” impulsionou nacionalmente o nome de Henry Freitas.
Agora, com a exposição do TOP 1 com “Imã de Problema” (Mc TH / Guilherme Porra / Tuca no Beat), combinação de arrocha com elementos de dance music e forró eletrônico, Henry é também viral nas redes sociais —
no Instagram, são mais de 14 mil criações a partir do áudio original, enquanto no Tiktok os vídeos criados ultrapassam a marca de 31 mil.
Celebrando este novo tempo, Henry se prepara para o primeiro show da tour “Terapia do Henry”, que acontece dia 22 de fevereiro em Brasília, e depois será levado ao resto do país. E comemora: “Não são só números, não são só rankings… É o sonho de alguém que sonha em viver da música e levar alegria para as pessoas. Sou eternamente grato a cada um que tira um minuto do dia pra me ouvir cantar, seja qual músicas for! A vitória é nossa”, escreveu o pernambucano em suas redes sociais.
Assista ao clipe de “Imã de Problema”, com Henry Freitas e MC TH: