
No próximo fim de semana, dias 26 (às 21 horas) e 27 (às 18 horas), acontece em São Paulo a estreia da turnê “Renato 80”, que marca os 80 anos de vida e mais de seis décadas de carreira do compositor e cantor Renato Teixeira. No palco do teatro Paulo Autran, o artista apresenta canções emblemáticas como “Romaria”, “Frete”, “Tocando em Frente”, “Amora” e “Amanheceu Peguei a Viola”, entre outras que fazem parte da memória afetiva de diferentes gerações.
Com direção musical do próprio Renato Teixeira, o show traz um repertório que costura música e histórias de estrada, atravessando momentos marcantes da carreira do artista. Em tom de celebração e continuidade, o espetáculo reafirma o vínculo do cantor com o público e com a missão de manter vivas as raízes da canção popular brasileira.
“Em algum lugar da alma sinto-me com 20 anos: esse amor pelo cantar, pelo compor; essa disposição de ir de cidade em cidade levando música, contando causos e recebendo o calor do público. E quando, de cima do palco, ouço as vozes de todos entoando minhas músicas, não tem como envelhecer. O cabelo embranquece, a pele se enruga, a força se esvai, mas o que se constrói é sempre renovado por aqueles que querem continuar essa mesma missão”, afirma Renato.
Nascido em Santos (SP) em 1945 e criado em Taubaté, no interior paulista, Renato Teixeira é autor de uma obra que se consolidou como referência da música de raiz no Brasil. Sua composição mais conhecida, “Romaria” (eternizada na voz de Elis Regina) é apenas uma entre dezenas de canções que contribuíram para dar novo fôlego à sua música (que mistura MPB com folk e sertanejo) a partir dos anos 1970. Parceiro de nomes como Almir Sater, Sérgio Reis e Pena Branca e Xavantinho, Renato também ficou conhecido por seu trabalho como letrista, arranjador e produtor.