Home

Música já supera o vídeo em streaming nos EUA

streaming1

Ainda recente no Brasil, o serviço de streaming de música – que permite ouvir canções sem baixá-las – alcançou uma façanha inédita no primeiro semestre deste ano, nos Estados Unidos. Pela primeira vez, os norte-americanos consumiram mais música do que vídeos em streaming na internet.

Divulgada nesta semana, a pesquisa que traz essa novidade foi feita pela BuzzAngle Music, empresa especializada em serviço de streaming. Os resultados do estudo trouxeram a incrível marca de 114 bilhões de músicas ouvidas nas principais plataformas do gênero, tais como Spotify, Apple Music, Tidal e Rhapsody. O número é muito maior do que os 95 bilhões de videos assistidos no YouTube e em seus concorrentes. O valor total de crescimento no consumo de música, via streaming, no maior mercado musical do planeta foi de 58%. Já os vídeos tiveram um crescimento de “somente” 23% nos EUA.

Indústria transformada

As plataformas de streaming definitivamente transformaram a indústria da música, que em 2015 viveu o primeiro aumento real de seu volume de negócios desde o surgimento da internet. As receitas digitais corresponderam a 45% do mercado, contra 39% das vendas físicas.

No início do ano, os EUA também passaram a considerar as plataformas de streamings na hora de avaliar a obtenção de certificados de Ouro e Platina. Na ocasião, levando em conta o Spotify, Deezer e Apple Music, a Associação da Indústria Fonográfica dos EUA (RIAA) anunciou 17 Discos de Ouro ou Platina.

Conforme dados da Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), as vendas digitais também impulsionaram um ótimo crescimento no mercado brasileiro. Algo em torno de 45%. As receitas com vendas digitais por aqui já representam 61% no mundo fonográfico.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo